quarta, 24 de abril de 2024

Senai desenvolve catálogo para empresas de confecção

Senai desenvolve catálogo para empresas de confecção

17 novembro 2011 - 10h12Por Assessoria
O CetecSenai Dourados desenvolve, a pedido do Sebrae/MS, gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Nova Costura MS, um catálogo institucional para as empresas do setor, com a finalidade de criar um material de apoio para o marketing das empresas, equipe de vendas, promoção, divulgação em eventos, feiras e rodadas de negócios no Estado. Participaram do projeto 32 empresas da área de confecção do Estado, que teve início em março deste ano.

De acordo com a supervisora do vestuário do Cetec Senai Dourados, Tatiane Forti, foram selecionados 15 look de cada empresa, que receberam uma consultoria para a escolha e seleção das peças a serem utilizadas para que representasse o segmento de moda e mercado da empresa e seu público alvo. “Para a sessão fotográfica que foi composta por 12 modelos, os looks receberam um styling de moda como calçados e acessórios que foram disponibilizados pelas lojas Sapataria e Kampai de Dourados”, explicou.

Ela acrescenta que paralelo a elaboração do catálogo, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de identificar o perfil sócio econômico das empresas e empreendimento de confecção do vestuário em 19 cidades das regiões sudoeste e leste do Mato Grosso do Sul, são elas: Amambai, Anaurilândia, Aral Moreira, Bataiporâ, Caarapó, Douradina, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemí, Itaquiraí, Ivinhema, Maracajú, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante.

“Foi elaborado um questionário para identificar o segmento de atuação de cada empresa, o seu porte, o faturamento, o processo de criação e modelagem, dados sobre a estrutura, maquinário, controle da produção, comercialização, gestão, mão de obra e demandas”, disse.

Tatiane Forti informa que foram identificadas na pesquisa, 220 empresas e empreendimentos com um peso significativo de empresas dentro do município de Dourados. Dentre todos os entrevistados, 64 % são empresas e 36% empreendimentos. Dados desta pesquisa também apontou uma diversificação dos ramos de atuação das empresas com predomínio da produção de uniformes e moda feminina.

De acordo com o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Evídio Shaedler, o trabalho é muito relevante tanto para as indústrias como para as instituições de interesse. “Todos podem ter uma visualização do cenário do vestuário da região sul do Estado, auxiliando na tomada de decisões tanto dos empresários quanto da cadeia de fornecedores e instituições de apoio e fomente”, disse.

Ele acrescenta que a elaboração do catálogo foi um desafio proposto as empresas. “Obtivemos uma excelente receptividade da equipe técnica do Senai que com muita dedicação pôde desenvolver este trabalho e obter bons resultados”, destacou.

Empresários

Segundo a empresária Dione Durigon da empresa Ditay Moda de Dourados, o design do catálogo ficou muito bom. “Acredito que será uma boa ferramenta para divulgação do APL Nova Costura e das empresas de confecção do estado nas rodadas de negócios pelo Brasil”, disse.

“A arte e produção fotográfica do catálogo superou as minhas expectativas, dentro todos os catálogos já realizados para o APL Nova Costura este foi o mais inovador e o que melhor valorizou o produto das empresas”, destacou a empresária Marlene Panini, proprietária da empresa Izzo Jeans de Novo Horizonte do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul