Menu
Busca domingo, 27 de setembro de 2020

Segundo especialista, essa reação do organismo pode levar as pessoas a comer mais

Segundo especialista, essa reação do organismo pode levar as pessoas a comer mais

19 janeiro 2012 - 13h20
Toda Ela


stress pode ser uma das causas da sua briga com a balança. É isso que defende o neuropsiquiatra e professor livre docente de psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), Sidney Chioro. Segundo ele, assim como qualquer emoção, esse problema pode gerar o impulso de comer, que é o que engorda.

A doença é cada vez mais comum. Para a Associação Brasileira de Stress (ABS), trata-se de uma reação do organismo que ocorre quando alguém confronta uma situação que a irrite, amedronte, excite, confunda ou mesmo que a faça muito feliz. Nesse contexto, o corpo de manifesta por meio de taquicardias, suor excessivo, tensão muscular, boca seca e o constante estado de alerta.

A sensação pode atingir a todas as pessoas, independente de sexo ou idade, e só apresenta diferenças quando já está adiantada. Assim, ela pode ou não levar a um desgaste geral do indivíduo, dependendo das características de cada um.

Para o professor, o problema é que boa parte do público que sofre com o stress não percebe que essa é uma das causas do aumento de peso e que inclusive prejudica o resultado das dietas. Em resumo, os pacientes conseguem emagrecer, mas logo voltam a engordar.

“Para emagrecer, a pessoa precisa aprender a identificar e lidar corretamente com o que lhe causa tensão, stress e engorda, pois dessa forma ela não só vai emagrecer como melhorar sua vida e, ao lidar melhor com suas emoções, vai diminuir o stress”, explica. O segredo é separar o impulso de comer do verdadeiro prazer de se alimentar, que é fisiológico e não leva a excessos.

Por isso, antes de recorrer a dietas que envolvem muito sacrifício, vale a pena questionar a si mesmo: como anda o seu nível de stress?

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS
Não se deve menosprezar a capacidade de um surdo, diz pesquisador
SAÚDE
Média de mortes por covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana
GERAL
Engenheiro brasileiro enfrenta desafios em missão simulada
DOURADOS
Guarda cumpre mandado e prende ‘Maldita’ durante festa na Cachoeirinha