quinta, 28 de março de 2024

Votos do Assentamento Itamarati serão o fiel da balança em 2012

Votos do Assentamento Itamarati serão o fiel da balança em 2012

03 fevereiro 2012 - 15h36
Mercosulnews

O Assentamento Itamarati tem eleitores suficientes e grandes chances para eleger até três vereadores nas próximas eleições, já que subiu para 15 o número de cadeiras na Câmara Municipal de Ponta Porã. Os votos do assentamento são apontados como os mais imprevisíveis da região de Ponta Porã, e podem ser o fiel da balança nas eleições municipais de 2012.

Levando-se em conta que o perfil do eleitorado da população rural, a preferência é pelo voto protesto ou voto por quem é de oposição. A caça ao voto nos assentamento deve ser bastante acirrada entre cabos eleitorais. A largada já foi dada. Começou, precocemente, na disputa pela sucessão do prefeito Flávio Kayatt. Não se fala em mais nada, além disso.

Todos os partidos se acham aptos e ‘cacifados’ para enfrentar a disputa em busca do Poder Executivo. Fala-se de tudo, em mudanças de partidos, criação de novos partidos, prováveis rompimentos, futuras alianças e tudo mais. Pelos acertos políticos que correm nos bastidores, poderão ser lançados até quatro candidatos a prefeito em Ponta Porã, o que deve fragmentar muito as opções.

Justamente por essa possível fragmentação, o fiel da balança deverá ser o eleitor do Assentamento Itamarati. Grande parte dos eleitores do assentamento, os cabos eleitorais e suas lideranças não têm acesso. Espalhados por 50 mil hectares, esses eleitores são encontrados nas 3.270 famílias, distribuídas em 110 comunidades e nas 460 residências dos núcleos urbanos.

Em sua maioria, esses eleitores compõem o chamado ‘segundo dono’ de lotes que não precisam de assistência das lideranças e assim não se encontram vinculados a nenhum político. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), o Assentamento Itamarati tem 4.850 eleitores aptos a votar e outros 4.895 mil que votam em outros locais. Cerca de 1.215 eleitores votam em Ponta Porã, o que soma 6.110 mil votos que serão bem disputados pelos candidatos nas eleições deste ano.

Vereador – Nas últimas eleições municipais foram 85 candidatos disputando 10 vagas, uma média de 8,5 candidatos por vaga. Desses, foram 73 candidatos por Ponta Porã e 12 candidatos pelo Assentamento Itamarati. Nas seções eleitorais do Itamarati foram apurados 3.741 votos válidos para vereador. Os vereadores por Ponta Porã obtiveram 2.345 votos, enquanto os do Assentamento Itamarati ficaram com apenas 1.396 votos.

Atualmente o Assentamento Itamarati tem votos suficientes para eleger até três vereadores. Entre os pré-candidatos que externam o interesse em disputar uma vaga na Câmara Municipal estão Edson da Agraer, Elmo de Assis, Fernando da Enersul, Gilson da CUT, Irmã Olga, Jackson Borralho, Jair Kalschner, Laércio Martins, Luiz Plácido (Pipoca), Orélio Maciel, Osni Ribeiro, Paulo Miranda, Pedro Vidal, Professor Mano, Professor Zezinho, Professora Lurdes, Rony Lino, Roque Wanderley, Rosalina do Posto de Saúde, Yolanda Gauto, entre outros.

As próximas eleições serão atípicas e levará a melhor o partido que acertar na escolha do candidato que não possua muita rejeição por parte do eleitorado do Itamarati. Quem conseguir agradar a parte mais exigente do eleitorado dos assentamentos levará grande vantagem em 2012.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE