terça, 16 de abril de 2024
DICAS DE COZINHA

6 mitos sobre o ovo que você precisa parar de acreditar

08 agosto 2019 - 11h00Por MSN

Seja cozido, mexido, poché ou frito, ovo é uma delícia. E também muito saudável.

Fonte de proteína, o ovo ajuda a manter e aumentar a massa muscular. O alimento também é rico em antioxidantes como triptofano e tirosina, que podem prevenir doenças como câncer. 

Por muito tempo ele foi o “inimigo” da dieta saudável por médicos acreditarem que o alimento aumenta o colesterol, mas foi provado o contrário: o ovo, na verdade, diminui a absorção de colesterol no intestino por ser rico em lecitina.

O ovo também é uma ótima fonte de zinco, vitaminas A e E, selênio, ferro e ácido fólico, entre outros nutrientes importantes para nossa saúde.  

Mesmo com tantos benefícios, ainda existem muitas “fake news” que rondam o alimento. Veja alguns dos mitos sobre o ovo que você precisa parar de acreditar:

Mito 1: Ovo cru é melhor fonte de proteína do que o cozido


Quem nunca soube de alguém que come ovo cru por acreditar que ele aumenta a massa muscular? De fato, ovo é uma ótima fonte de proteína, mas comê-lo cru não é necessariamente a melhor estratégia, uma vez que tem as mesmas gramas de proteína de um ovo cozido. Além disso, ovo cru pode conter salmonela.

Mito 2: Ovo marrom (caipira) é mais nutritivo do que o branco

A cor da casca do ovo não tem relação com o valor nutricional, mas apenas com a genética da raça da galinha que o botou. Normalmente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos marrons. Então, sem discriminação, ok?

Mito 3: Comer acidentalmente uma pequena parte da casca faz mal à saúde


Encontrar uma “casquinha”  de ovo no omelete ou no bolo não é legal, mas também não é perigoso para a saúde. Uma pequena parte não fará mal, mas um pedaço significativo da casca pode causar problemas de irritação e até danos ao esôfago. Além disso, a casca de ovo também pode conter salmonella, então é melhor não comer ? de propósito.  

Mito 4: A pequena substância branca ligada à gema não é um “cordão umbilical”  

Você não precisa se assustar ou retirá-la com um garfo, ela se chama chalaza. A chalaza pode ser encontrada dos dois lados da gema e sua função é manter a gema no meio do ovo ? uma espécie de âncora. É seguro comê-la.

Mito 5: Tamanho do ovo é proporcional ao tamanho da galinha 


Se você não entende porque alguns ovos são maiores que os outros e atribui ao tamanho da galinha, saiba que não é bem assim. Claro que galinhas maiores provavelmente vão botar ovos grandes, mas outros fatores que também determinam o tamanho do ovo são a dieta, idade, peso, ambiente em que ela vive, entre outros.

Mito 6: Comer só as claras é melhor para formar músculos 


Aos marombas de plantão: vocês podem estar comendo ovos da forma errada.

Um estudo publicado no renomado American Journal of Clinical Nutrition  analisou dez homens saudáveis, com faixa etária de 20 anos, que praticavam exercícios regularmente. Após um treino de resistência, metade dos participantes comeu ovos inteiros e outra metade só as claras, nada de gema. Eles ingeriram o equivalente a 18 gramas de proteína.

Após essa etapa, foram realizados exames de sangue que mostraram que ambos os grupos entregaram a mesma quantidade de aminoácidos, responsáveis pela formação muscular. Porém, aqueles que ingeriram o ovo inteiro apresentaram melhor construção muscular ? precisamente, 40% maior do que o grupo de homens que comeram só as claras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa