Menu
Busca domingo, 15 de setembro de 2019
CULINÁRIA

7 dicas de preparo de carnes e melhores cortes para cada prato

22 agosto 2019 - 11h00Por Blog Tudo Gostoso

Quantas vezes você entrou em um açougue sem saber qual carne deveria comprar para fazer um picadinho, ou qual é o melhor corte para fazer uma tradicional carne assada? Calma! Estamos aqui para facilitar sua vida na cozinha! Listamos os principais cortes de carne e as melhores maneiras de prepara-los!

Picanha – Esse corte é a estrela do churrasco! A picanha é uma carne nobre conhecida por sua maciez e sabor super acentuado, que se deve à generosa camada de gordura que a envolve. Ela pode ser cozida e assada no forno, mas o churrasco é o ponto forte de preparo dessa peça de carne tão suculenta.

Alcatra – A alcatra é uma parte nobre do boi que é formada por 5 cortes diferentes de carnes, dentre elas a picanha e a maminha. Esse conjunto é chamado de “alcatra completa” e dá origem a diversos outros tipos de cortes. Ela é perfeita para bifes, rosbife de panela e também é uma queridinha dos churrascos!

Filé mignon – O filé mignon é uma carne bovina super suculenta e sem dúvidas o corte mais macio da nossa listinha. Por ser uma peça lisa sem nenhuma gordura, fibra ou nervo, ele é geralmente escolhido para pratos finos como medalhões, estrogonofe e rosbifes. Ou seja, se você estiver pensando em fazer um jantar mais sofisticado, o filé mignon é o corte perfeito!

Patinho – O patinho é uma carne magra localizada na parte traseira do boi. Ela é um pouco menos macia que a alcatra mas não perde em nada no sabor. Essa carne é ideal para moer e perfeita para o preparo de quibes e picadinhos. Para escolher no açougue, lembre-se que esse corte tem um formato um pouco mais arredondado que o coxão mole.

Lagarto – O lagarto é um corte de primeira e faz parte do coxão duro. Por ser uma carne um pouquinho mais dura que as outras, requer mais tempo de forno para ficar bem macia. Seu corte a faz ser uma das favorias para ser recheada (com legumes e bacon fica bem gostosa!). Além disso, também é boa para o preparo de ensopados, cozidos em geal e pode também ser assada. Se quiser preparar bifes com essa carne, opte pelo à milanesa.

Maminha – A maminha é um dos cortes de conjuntos de carne que formam a alcatra e é super famosa por sua suculência e sabor suave. Por ser uma carne com maior teor de gordura, é recomendado que seja servida bem-passada. Ela é ideal para assados, carnes de panela, bifes e até mesmo sem preparada em um churrasco ou na grelha. Essa peça de carne é super versátil, viu?

Cupim – Chegamos a um dos cortes mais gordurosos e suculentos do boi: o cupim. Essa carne é caracterizada pela grande presença de gordura, o que proporciona maciez única ao seu corte. Ela precisa de um cozimento lento e é pedida certa em churrascarias! Uma dica para deixar a carne ainda mais macia, é cozinha-la previamente na panela de pressão antes de ser assada na grelha ou no forno.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GALEÃO
Receita apreende mais de 46 quilos de heroína em aeroporto
ECONOMIA
Endividamento e inadimplência do consumidor têm alta em agosto
CAMPO GRANDE
Acusado de estuprar adolescentes teria escolhido casa ‘a dedo’, segundo polícia
POLÍCIA
Mulher que iniciava relacionamentos com idosos para furtar residências é presa