Menu
Busca terça, 18 de junho de 2019
CASA

Tipos de madeira: como acertar na escolha para sua casa

25 outubro 2018 - 07h30Por Daniela Teófilo

Em uma reforma ou construção, a madeira aponta ser mais do que uma tendência. Os vários tipos de madeira, por apresentarem diferenças em suas cores, texturas, resistência e durabilidade, podem ser empregados em diversos elementos em uma casa de acordo com as suas especificidades.

Alguns tipos de madeira são mais indicados para a construção civil e são utilizados como estruturas principais ou secundárias. Outros podem servir na parte decorativa e funcional da casa, como janelas, portas, venezianas, assoalhos, forros, painéis e lambris. Alguns tipos de madeira são ideais para a fabricação de mobiliário.

Se você está pensando em utilizar alguns tipos de madeira na sua casa, seja na construção ou na decoração, mas está na dúvida de qual tipo escolher, confira algumas das madeiras mais usadas, as suas principais características e utilizações:

Madeiras naturais

A madeira em sua forma natural se distingue pela sua durabilidade e resistência. Além disso, sua aparência se destaca nos espaços com exuberante beleza. É amplamente utilizada na construção e para a fabricação de móveis elegantes e duráveis. Caso ela seja sua principal escolha, é válido conhecer alguns tipos de madeira disponíveis e suas características:

Angelim

Fácil de ser trabalhada. Permite um bom acabamento e garante móveis duráveis. Tem um aspecto fibroso com textura grossa e se distingue pelo seu tom castanho-avermelhado claro ou escuro com manchas escuras.

Aroeira

É uma madeira de cor levemente rosada. Possui uma superfície um tanto lustrosa e lisa ao trato. Bastante utilizada para cercas, dormentes e na construção – em vigas, ripas, caibros e assoalhos. Também pode ser utilizada para móveis e peças torneadas.

Carvalho

É um dos tipos mais versátil e durável de madeira, e amplamente usada na construção de pisos, armários, painéis e móveis. Sua aparência é geralmente de um tom avermelhado escuro. Vai bem com um estilo mais contemporâneo até um mais tradicional de decoração.

Cedro

Com uma cor marrom avermelhada, é utilizada para a fabricação de mesas, cadeiras, armários, camas, bancos, janelas, batentes e portas. É durável, resistente a insetos e umidade, por isso pode ser usada tanto na parte interna quanto externa da casa.

Cerejeira

De tom marrom amarelado claro e brilho moderado, tem como principais características a durabilidade, maciez e beleza. Essa madeira é bastante utilizada para a fabricação de móveis decorativos de alta qualidade, além de esquadrias, lambris, forros e painéis.

Cumaru

Tem alta resistência a fungos e cupins, o que garante excelente durabilidade. Pode ser aplicada tanto no interior como no exterior das construções. Comumente usada para vigas, esquadrias, forros e assoalhos, aceita polimento, pintura e verniz. Sua robustez combina com decorações rústicas e industriais.

Madeira de demolição

A madeira de demolição é aquela madeira natural reaproveitada de peças ou construções antigas, que após o tratamento fica pronta para ser utilizada novamente. Sua aparência é ótima para projetos com visual rústico.

Para não restar dúvidas, uma última dica: na hora da escolha, o mais importante é pensar onde deseja aplicar a madeira e nas características que são essenciais para você e sua família.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BUSCAS
Polícia procura o assassino de ator Rafael Miguel em cidades do interior de São Paulo
POLÍTICA
Governador sanciona leis de combate à crueldade contra animais e de direitos da pessoa com câncer
POLÍTICA
Maia diz que comissão pode aprovar Previdência na semana que vem
FUTEBOL
União/ABC goleia Comercial e fica perto da vaga na Copa São Paulo