quinta, 25 de abril de 2024
CASA E DESIGN

Coisas para não fazer em espaços pequenos

06 junho 2019 - 13h00Por AAarquiteta

Decorar espaços pequenos é quase uma missão impossível. Afinal, todos os elementos devem ser cuidadosamente colocados de modo a não transformar o ambiente em uma baderna. Seguindo o caminho contrário sobre como fazer, separamos algumas coisas que você não pode fazer na hora de decorar espaços pequenos.

Não erre na escala

Nunca compre coisas que são desproporcionais para o seu ambiente. Exemplo: não compre um sofá grande demais, de modo que não caiba mais nada, e nem um sofá pequeno demais que faça sua sala parecer uma miniatura. Escolha o tamanho ideal para que tudo pareça do tamanho certo.


 Não economize na iluminação

Não é porque o espaço é pequeno que você precisa de lâmpadas pequenas e pouca iluminação. Saiba iluminar seu ambiente de modo que ele pareça mais espaçoso e evite deixar cantinhos escuros, os quais podem dar a impressão de que o ambiente é menor – além de juntar pernilongo, claro.


Não encoste tudo nas paredes

Quando você quer mais espaço, parece que colocar tudo encostado na parede ajuda. Porém, o ambiente fica parecendo um jogo de Tetris, todo encaixado. Entre ganhar espaço e ter um ambiente bonito, o ideal é conseguir equilíbrio entre esses dois elementos. Então, afaste alguns objetos das paredes. Você pode até perder um espaço, mas vai deixar o local muito mais agradável aos olhos.


Não acredite só nas cores

Quase todo mundo sabe que cores claras deixam o ambiente aparentemente maior que cores escuras. Mas não é por isso que você precisa transformar seus espaços pequenos em um consultório dentário totalmente branco. O ideal na hora de decorar é focar não nas cores, mas nas texturas.


 Não exagere na decoração

Você não precisa planejar a decoração de cada ambiente detalhadamente. Quando o espaço é pequeno, é interessante deixar alguns espaços mais “limpos” para os olhos, sem uma decoração carregada demais. Exemplos simples são deixar mesas vazias e sofás sem almofadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul