quinta, 18 de abril de 2024
COZINHA

Como fazer a salada de frutas perfeita: 11 dicas para arrasar na receita

Sua receita básica vai se transformar em algo super delicioso!

21 maio 2019 - 15h11Por Tudo Gostoso

Salada de frutas é uma receita simples, rápida e que agrada bastante gente justamente pela flexibilidade da receita: ela pode ser feita com leite condensado, creme de leite, suco de limão ou só com as frutas selecionadas mesmo. Por ser uma receita básica, há quem acredite que não há muito o que fazer para melhorá-la, mas estamos aqui para provar o contrário: veja a seguir como fazer a salada de frutas perfeita seguindo 11 dicas para arrasar na receita!

Cabinhos e sementes não entram

Aprontar as frutas para a salada não significa apenas descascá-las: gaste um tempinho para tirar sementes e cabos das frutas.

Brinque com cores e texturas variadas

Selecione frutas com cores e texturas contrastantes para a sua receita. A combinação visual irá chamar a atenção e a sensação de consumi-la se tornará muito mais interessante.

Corte tamanhos proporcionais

Isso dará um aspecto mais uniforme à salada de frutas, além de também equilibrar o sabor a cada colherada! A dica é cortá-los em tamanhos pequenos, mas respeitando o formato de cada fruta. A final, não dá para cortar morangos em cubos iguais, certo?

Adicione frutas em quantidades equivalentes

Fique atento à quantidade de cada fruta que será usada. Para o melhor resultado possível, inclua quantidades equivalentes de cada fruta para que elas estejam presentes em todas as colheradas da salada.

Priorize frutas da época

Além de mais baratas, frutas da estação são muito mais saborosas e têm uma textura melhor. Leve isso em consideração para escolher o que irá compor a sua salada de frutas.

Use suco de frutas cítricas

Você é do tipo que gosta de uma salada mais molhadinha? Sucos de frutas cítricas como maracujá, limão e laranja, além de acentuar o sabor das outras frutas e deixarem a salada mais úmida, evitam que a salada escureça porque conservam os alimentos.
Tudo bem “molhar” a salada de frutas com creme de leite ou leite condensado, mas saiba que esse tipo de cobertura não é recomendado se você consome saladas de frutas com frequência. Você pode alterná-los com iogurte, por exemplo.

Use frutas no ponto de maturação

Frutas mais verdes farão com que a receita fique mais azeda e com textura mais dura, já as muito maduras proporcionam um aspecto não tão bonito. Por isso, faça o possível para que as frutas a serem utilizadas estejam o mais possível do ponto ideal.

Dê um toque a mais

Adicionar hortelã para dar um frescor à salada ou até mesmo canela para um toque mais quente dará vida à sua salada de frutas! Analise as suas opções e escolha o que melhor combina com sua seleção de frutas.

Adoce-a se ficar azedinha

Pode acontecer de a salada de frutas ficar um pouquinho azeda; para contornar esse problema, é só servi-la com mel. Caso prefira açúcar, adicione-o alguns minutinhos antes de servir para que ele possa dissolver.

Adicione extras

O que mais você gosta de comer? Nozes, amêndoas, granola, linhaça? Alimentos como esses dão uma textura interessante à salada de frutas e combinam muito bem. Pode se jogar!

A apresentação conta

Fazer uma salada de frutas gostosa vai além de fazer uma receita gostosa, afinal, nós também comemos com os olhos! Faça uma apresentação bonita da salada: adicione um fio de mel no topo, folhas de hortelã e o que mais vier à mente. E claro, selecione bem os recipientes em que ela será servida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa