Menu
Busca domingo, 15 de setembro de 2019
SEM PERDAS!

Dicas para guardar frutas e legumes corretamente

29 agosto 2019 - 11h00Por Da redação

Para preparar refeições nutritivas não basta apenas escolher os melhores alimentos na hora das compras, a maneira como conservamos eles é muito importante para garantir sua qualidade. Ao conservar corretamente legumes e outras hortaliças você mantém a qualidade e evita a contaminação ou perda desses alimentos. Existem várias dicas que ajudam na durabilidade e qualidade desses alimentos, a seguir listamos algumas delas, confira!

Embalagem

É essencial para evitar a contaminação não mantê-los 'soltos' na galadeira ou freezer. Para isso, podemos fazer o uso de filmes plásticos ou, se preferir uma opção mais ecológica, usar embalagens de plástico que temos em casa (secas, limpas) próprias para esse fim. Outra dica é colocar nessas embalagens  o nome do alimento e data de congelamento.

Para refrigerar os alimentos

Se for manter a hortaliça na geladeira é importante limpá-la antes e guardá-la corretamente, seguindo as orientações de temperatura de cada alimento. Mesmo que esses alimentos estejam na geladeira é recomendável checá-los de tempos em tempos e, se tiverem partes em fase de degradação, é preciso retirar essas partes.  

Para alimentos que não serão congelados

Alimentos que não precisam de refrigeração e serão consumidos logo precisam ficar em lugares arejados e limpos. É importante também deixar os tipos separados para evitar a contaminação.Por exemplo, abobrinhas não devem estar em contato com uma caixa de cenouras.  

E para congelar? 

Quase toda hortaliça pode ser congelada mas, antes de colocar no freezer, é necessário fazer um pré-cozimento ou o chamado 'Branqueamento' dela. Esse processo é importante pois conserva suas características o alimento garantindo que eles não percam sua cor, sabor e textura.  
Como fazer esse 'Branqueamento':

1. Certifique antes se hortaliças não estão estragadas, as que tiverem com apenas algumas partes degradadas basta apenas retirar essas partes e manter as partes que ainda podem ser consumidas. 

2. Ferva cerca de 2,5 litros de água e, com auxílio da peneira, vá mergulhando  o vegetal (cerca de 300g de cada vez). Cada vegetal tem seu tempo recomendado para ficar imerso nessa água fervente, você pode encontrar tabelas na internet que indicam o tempo de cada um. Atenção: Se for congelar apenas um tipo de vegetal você pode usar a mesma água, para tipos diferentes é preciso trocar a água.  

3. A terceira etapa desse processo é resfriar os vegetais. Para isso é preciso deixá-los imersos à  água fria na mesma quantidade e com o mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira e, em seguida, mergulhá-los em água com gelo.

4. Agora é só secar e embalar corretamente (como explicado anteriormente) e pronto, suas hortaliças estão prontas para ser congeladas! 



 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GALEÃO
Receita apreende mais de 46 quilos de heroína em aeroporto
ECONOMIA
Endividamento e inadimplência do consumidor têm alta em agosto
CAMPO GRANDE
Acusado de estuprar adolescentes teria escolhido casa ‘a dedo’, segundo polícia
POLÍCIA
Mulher que iniciava relacionamentos com idosos para furtar residências é presa