quinta, 28 de março de 2024
CULINÁRIA

Ingredientes do Norte: saiba mais sobre 5 deles e como utilizá-los

29 maio 2019 - 16h00Por Blog tudo gostoso

A região Norte é formada por 7 estados e corresponde a quase 50% do território do Brasil. Seu espaço abrange uma grande variedade de ingredientes que têm ganhado cada vez mais espaço na culinária e cultura brasileira geral. Confira a seguir 5 ingredientes do Norte e saiba mais sobre eles!

Cupuaçu

 

Muito utilizado em doces como pudins, mousses e compotas, o cupuaçu possui sabor marcante, assim como seu aroma. Mais encontrado nas regiões do Amapá, Pará e Amazonas, o fruto se tornou conhecido em todo território nacional devido à sua aplicação em bombons e sorvetes.

Jambu

Essa planta ganhou notoriedade no país depois da popularização das cachaças com o ingrediente. O diferencial delas é proporcionar um leve e passageiro efeito anestésico na boca e língua do consumidor. Na região, é muito utilizada como tempero de peixes e outros pratos regionais como o tacacá e o pato no tucupi.

Guaraná


Mundialmente difundido pelos refrigerantes à base da fruta, o guaraná é centro de uma série de lendas indígenas, em especial por conta da sua aparência, que se assemelha a um olho. Muito energético, o guaraná costuma ser utilizado em pó para integrar sucos e vitaminas. O refrigerante de guaraná é amplamente utilizado em massas para torná-las mais leves.

Tapioca


Mais um ingrediente que já ganhou o Brasil todo! A farinha da tapioca, é consumida em todo o território com recheios como queijo, frutas ou chocolate. Sua fama foi crescendo e suas receitas se multiplicando: atualmente, não é incomum ver receitas de cuscuz, pudim ou bolo de tapioca, entre outros.

Açaí


O fruto que se tornou sensação também é do Norte! O açaí é fruto de uma palmeira e seu nome em tupi significa “fruta que chora”, que faz uma referência ao suco liberado pelo fruto. Sua polpa é consumida gelada e pode ser batida com frutas como banana e morango. Nas receitas mais elaboradas, o açaí pode integrar bolos, pudins e mousses, entre outros.

*Matéria retirada do Blog 'Tudo gostoso' Clique aqui para ver mais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE