quinta, 25 de abril de 2024
DICA

Micro-ondas: confira 8 alimentos que não devem ser esquentados no aparelho e por qual motivo

15 agosto 2019 - 11h00Por Tudo Gostoso

O micro-ondas é um daqueles eletrodomésticos que são uma mão na roda no dia a dia agitado: ele pode tanto esquentar rapidamente refeições até assar bolos inteiros, tornando o processo bem mais rápido. No entanto, ele tem suas limitações: alguns alimentos não podem ser levados ao micro-ondas, seja por fazerem muita sujeira ou serem um risco para a segurança. Confira o que não esquentar no micro-ondas e saiba quais alimentos devem ser requentados no fogão.

Ovos

Esquentar ovo no micro-ondas? Nem pensar! O motivo pelo qual não devemos fazer isso é porque ele pode explodir. Há recipientes próprios para cozimento de ovos no micro-ondas à venda que podem contornar esse risco, mas é importante sempre ter cuidado.

Molhos

Se você não quer ter trabalho limpando todo o micro-ondas, não esquente nenhum tipo de molho! Eles podem superaquecer e fazer uma bagunça, além de acabarem deixando cheiro depois de espirrar por todos os lados.

Pimentas

Ao serem aquecidas, as pimentas eliminam gases que fazem os olhos arderem e irritam o nariz, mas não é só isso: como tudo que contém pouca água, elas podem pegar fogo ao serem aquecidas no micro-ondas e causar um incêndio.

Embutidos

Os embutidos possuem uma uma pele que atua como casca e retém o calor. Colocar itens como linguiças e salsichas no micro-ondas pode causar uma explosão capaz de danificar o aparelho. Portanto, caso realmente precise esquentar rapidamente um embutido, faça furinhos com um garfo por toda a sua extensão.

Batatas e tomates com casca

Alimentos com casca, em geral, não devem ser esquentados no micro-ondas pelo motivo citado anteriormente e, dependendo da composição da comida, ela não apenas pode explodir como também pegar fogo! Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de selecionar os alimentos que vai esquentar.

Uvas

Mesmo contendo bastante líquido e até mesmo cortadas, as uvas são um perigo no micro-ondas. Elas podem tanto explodir quanto pegar fogo em um curto período de tempo e causar acidentes sérios. Nunca esquente-as no aparelho.

Folhas verdes

Além de ficarem murchas, seu aquecimento no micro-ondas também pode torná-las prejudiciais ao organismo, transformando os benéficos nitratos em nutrosaminas, agentes cancerígenos.

Cenouras

A combinação de nutrientes da cenoura pode ser um tanto explosiva: o ferro, magnésio e selênio contidos nela possuem características de metal, que ao serem aquecidos, liberam faíscas. Lembre-se de que o micro-ondas é um aparelho elétrico, o que torna isso algo muito perigoso.

Água

O décimo item da lista é um alerta: pode parecer exagero, mas esquentar água no micro-ondas requer cuidado. Primeiro, pelo risco de a água chegar ao ponto de ebulição muito rápido e acabar explodindo. Segundo, o mais perigoso, se a água for aquecida em uma superfície muito lisa, ela pode não evaporar ao passar de 100ºC. Ao receber uma interferência, como ser retirada do micro-ondas de maneira um pouco brusca, pode explodir.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar