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BEM ESTAR

Parar de fumar: dicas para deixar o vício e viver melhor

Conheça algumas dicas para ajudar a deixar o cigarro de lado e aproveitar melhor a vida

28 maio 2019 - 15h25Por Metlife

A saúde é um dos principais centros de atenção das nossas vidas. À medida que a tecnologia evolui e as pessoas passam a viver mais, ter como meta levar uma vida saudável para chegar à velhice com disposição e capaz de manter uma rotina ativa, se tornou algo indispensável.

E claro, entre os diversos cuidados para que corpo e mente continuem funcionando com seu melhor desempenho, alguns costumes precisam ser deixados para trás, como o vício em cigarro.

Atualmente no Brasil há uma estimativa de que pouco mais de 9% da população fume regularmente. E esse número vem baixando ano a ano.

Nós da MetLife entendemos a importância da boa saúde e por isso compilamos algumas dicas certeiras para quem pretende parar de fumar.  

É importante tomar a decisão e buscar ajuda

Sem dúvida, o passo mais importante é a decisão de parar de fumar. Após ter isso claro, a ajuda para que o objetivo seja cumprido está disponível sob diversas possibilidades.

Um profissional de saúde é o mais indicado para auxiliar na escolha pelo tratamento que melhor se enquadra ao seu dia a dia e às suas necessidades. As possibilidades vão desde terapias de reposição de nicotina, por exemplo, até apoio psicológico.

Mudança de comportamento é essencial

O cigarro além do vício, vinculado às toxinas, também cria rotinas que são complexas de quebrar. Para que o tratamento surta efeito é importante repensar esses momentos que conduzem ao fumo. Veja algumas:

- Escove os dentes imediatamente após comer ou tomar café

- Não tenha cigarros em casa, na bolsa ou no carro

- Diminua a ingestão de bebida alcoólica

- Procure frequentar lugares (bares e clubes) fechados

- Busque sair da zona de conforto e encontrar novas formas de se distrair

- Resista à vontade de fumar. Ela costuma durar entre 6 e 10 minutos

Perceba com quem você anda

O cigarro também é algo de costume e para deixá-lo para trás é importante rever laços. Afinal de contas, as pausas para fumar funcionam - para muitas pessoas - como o momento de conversar. Por isso é interessante buscar realizar esses momentos de outra forma, com outras possibilidades para criar laços sem que o cigarro esteja presente.

Atividade física e relaxamento para mudar o comportamento

Junto com tudo isso, é importante encontrar uma atividade física que seja capaz de agregar novas rotinas e necessidades ao seu dia a dia. Essa é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas para lidar com a janela necessária para deixar de fumar.

Por fim, busque conhecer técnicas de relaxamento (existem diversos apps para ajudar a começar) para manter a sua mente focada no objetivo final.

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