quinta, 25 de abril de 2024
MEDICINA

Uma substância pode virar o primeiro remédio capaz de frear a osteoartrite

13 outubro 2018 - 01h37Por Saúde

Cientistas do Instituto de Pesquisa Krembil, no Canadá, realizaram os primeiros testes de um tratamento com potencial de frear a osteoartrite – também conhecida como artrose. Essa degeneração das articulações provoca dor, dificulta o movimento e, atualmente, não conta com um medicamento verdadeiramente eficaz.

“Essa descoberta é importante porque não existem remédios ou terapias que impeçam o avanço da enfermidade. Atualmente, eles apenas amenizam os sintomas e a dor”, afirma, em comunicado à imprensa, o farmacologista e líder do estudo, Mohit Kapoor.

Como foi feita a pesquisa

Antes de tudo, os experts identificaram uma molécula presente no corpo, chamada de microRNA-181 a-5p. Acredita-se que ela cause inflamação e destruição da cartilagem das juntas – portanto, estaria intimamente ligada à artrose.

O próximo passo foi criar um bloqueador dessa partícula, na tentativa de interromper os danos provocados por ela. Aí, tecidos de animais e células coletadas de pacientes receberam doses desse candidato a tratamento contra a osteoartrite.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue