Menu
Busca domingo, 17 de fevereiro de 2019
(67) 9.9973-5413
MEDICINA

Uma substância pode virar o primeiro remédio capaz de frear a osteoartrite

13 outubro 2018 - 15h00Por Saúde

Cientistas do Instituto de Pesquisa Krembil, no Canadá, realizaram os primeiros testes de um tratamento com potencial de frear a osteoartrite – também conhecida como artrose. Essa degeneração das articulações provoca dor, dificulta o movimento e, atualmente, não conta com um medicamento verdadeiramente eficaz.

“Essa descoberta é importante porque não existem remédios ou terapias que impeçam o avanço da enfermidade. Atualmente, eles apenas amenizam os sintomas e a dor”, afirma, em comunicado à imprensa, o farmacologista e líder do estudo, Mohit Kapoor.

Como foi feita a pesquisa

Antes de tudo, os experts identificaram uma molécula presente no corpo, chamada de microRNA-181 a-5p. Acredita-se que ela cause inflamação e destruição da cartilagem das juntas – portanto, estaria intimamente ligada à artrose.

O próximo passo foi criar um bloqueador dessa partícula, na tentativa de interromper os danos provocados por ela. Aí, tecidos de animais e células coletadas de pacientes receberam doses desse candidato a tratamento contra a osteoartrite.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Prorrogadas para 22 de fevereiro as inscrições do programa Detranzinho vai à Escola
ENTRETENIMENTO
Chay Suede: ‘A Jovem Guarda inaugurou a ideia de juventude no Brasil’
SAÚDE
Cesárea na primeira gestação aumenta risco de depressão pós-parto
DE VOLTA AOS TRABALHOS
Bolsonaro retorna ao Planalto na próxima semana, diz Alcolumbre