quinta, 28 de março de 2024
RECURSOS

Ampliação de financiamento para aquisição de suínos pelo FCO foi aprovada

21 maio 2019 - 08h15Por Da Redação com informações do Correio do Estado

O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) se reuniu na última segunda-feira (20) em Brasília, e aprovou a ampliação de financiamento do FCO para aquisição de matrizes suínas, de duas mil para 15 mil cabeças por beneficiário. A proposta foi apresentada pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

O aumento na quantidade de matrizes foi aprovado já para este ano, quando o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) deve disponibilizar R$ 1,687 bilhão para empreendimentos sul-mato-grossenses. Os recursos estão divididos entre os setores rural e empresarial, metade (50%) para cada área.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a margem para aquisição de duas mil cabeças de matrizes suínas era impeditivo para o desenvolvimento da atividade econômica. “Hoje, o limite nas granjas de suínos modernas é de 15 mil, já com toda a segurança sanitária – o que dá muito mais escala de produção e produtividade”, defendeu ele na reunião do Condel.

No encontro, que teve a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, foi frisado que Mato Grosso do Sul tem unido esforços para atrair investimentos no setor da suinocultura, principalmente na implantação de novas unidades produtoras de leitões.

A medida dinamiza a economia local, por meio do fomento à aquisição de insumos e prestações de serviço, gera empregos e tem potencial para tornar o Estado autossuficiente na oferta de leitões vivos destinados ao abate nas unidades frigoríficas no Estado.

“O efeito multiplicador quando se fomenta, por meio de instrumentos como o FCO, a implantação de empreendimentos desta natureza é significativo, como aumento da qualidade dos suínos, melhor desempenho, eficiência na aquisição de insumos e diminuição dos custos de produção”, diz a proposta apresentada pelo Estado e aprovada pelo Conselho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE