Os dados fazem parte do levantamento da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS). Para a UBABE (União Brasileira de Avicultura), o fraco desempenho das exportações foi ocasionado sobretudo pela greve dos fiscais agropecuários em agosto e aos altos estoques nos países importadores, prejudicando assim o volume de exportação.
O aumento do custo de produção do setor também tem preocupado os produtores. A alta dos preços da soja e milho, valorizados em função da quebra da safra mundial, resultado da estiagem nos Estados Unidos e excesso de chuvas na Europa, refletiu no aumento de 20% do custo da ração animal, principal insumo do setor. “É provável que esse panorama continue até 2013”, estima a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.
Para o consumidor, o resultado é de alta de preços. No varejo, cortes como a coxinha da asa teve aumento de 10,7% em oito meses. Para Adriana, outro fator impulsionou a valorização dos preços. “A indústria avícola nacional está investindo em tecnologia para atender mercado interno e externo e acaba repassando isso nos preços ao consumidor”, complementa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

BRASILÂNDIA
ECONOMIAAção conjunta recuperou caminhão levado em golpe do falso depósito
Ipea aponta inflação de 6,22% para as famílias mais pobres em 2020
Habitação e alimentos impactaram inflação das famílias de menor renda

CAMPO GRANDE
Policiais civis prendem suspeito de homicídio momentos após o crime

ECONOMIA