quinta, 25 de abril de 2024
ECONOMIA

BC anuncia compra de títulos de instituições financeiras

Medida visa garantir bom funcionamento do mercado

18 março 2020 - 14h00Por Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou hoje (18) que passará a comprar títulos soberanos do Brasil denominados em dólar (global bonds) das instituições financeiras nacionais. A operação é com compromisso de revenda (repo). Essa é a primeira vez desde 2008, época da crise financeira internacional, que o BC faz esse tipo de operação.

A operação injeta recursos no mercado (liquidez) no atual momento de crise gerado pela pandemia da Covid-19. O estoque desses títulos em poder das instituições financeiras é de US$ 31 bilhões.

Em nota, o BC informou que os títulos serão comprados com desconto de 10% em relação aos preços de mercado. “A medida entra em vigor nesta data (18/03), e visa a garantir o bom funcionamento dos mercados”, diz o BC.

Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional também divulgou nota para informar que, em coordenação com o Banco Central, continuará realizando o programa de leilões de compra e venda de títulos públicos, entre amanhã e o dia 25 deste mês.

“O objetivo da atuação é permanecer fornecendo suporte ao mercado de títulos públicos, garantindo bom funcionamento desse e de outros mercados correlatos.”

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos