terça, 23 de abril de 2024
SEGURANÇA PÚBLICA

Bombeiros do PR chegam a MS para combater fogo no Pantanal e Cerrado

16 setembro 2020 - 11h30Por Portal do MS

Vinte e nove militares do Corpo de Bombeiros do Paraná chegaram nesta quarta-feira (16) em Mato Grosso do Sul para reforçar o trabalho de combate aos incêndios florestais que atingem os biomas Pantanal e Cerrado. Eles se apresentaram  em Campo Grande e devem seguir ainda hoje para as cidades de Alcinópolis, Corumbá, Costa Rica e Ladário.

A força-tarefa do Estado vizinho chegou em seis viaturas. Segundo o comandante da equipe de trabalho do Paraná, tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, outros 10 bombeiros devem chegar amanhã (17) a Mato Grosso do Sul. A segunda equipe virá com equipamentos de combate ao fogo e sete caminhões-tanque com capacidade total de armazenamento de 35 mil litros de água.

“Trouxemos especialistas em combate a incêndios florestais. Viemos com todo empenho para ajudar”, disse o tenente-coronel Natal. Segundo ele, essa é a terceira vez que os militares do Paraná vão ajudar a controlar incêndios florestais fora do Estado de origem. A primeira vez foi em 1998 em Roraima e a segunda em 2019 no Pará e no Amazonas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul, coronel Joilson Alves do Amaral, agradeceu o “empenho, vontade e garra” da corporação irmã. “Ajudar está na nossa essência. O trabalho aqui será o mesmo. Apenas o cenário que irá mudar”, exemplificou. Ele ainda adiantou que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina está se mobilizando para mandar apoio para Mato Grosso do Sul.

29 bombeiros do PR se apresentaram hoje em Campo Grande; outros 10 chegam amanhã

Desafios do Pantanal

Para combater as chamas no Pantanal, os bombeiros do Paraná vão encontrar desafios característicos do bioma, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira. “A maior seca dos últimos 50 anos baixou o nível das águas e uma grande quantidade de biomassa ficou depositada nas baías. Isso funciona como combustível para o fogo. Precisamos de todo apoio de vocês”, ressaltou.

Situação de emergência

Mato Grosso do Sul enfrenta um período de incêndios florestais que tem devastado o Pantanal, o Cerrado e até a Mata Atlântica. O focos começaram a mais de 90 dias no bioma alagado e se estenderam para as outras regiões nas últimas semanas. O Governo do Estado decretou situação de emergência ambiental por causa das queimadas e recursos federais já começaram a chegar para ampliar o trabalho de combate ao fogo.

Ontem (15), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 3,8 milhões para as ações de enfrentamento em todo o Estado. Os recursos serão utilizados em locação de aeronaves, contratação de horas de voo, compra de equipamentos e até em pagamento de diária, hospedagem e alimentação para os brigadistas. O dinheiro pertence ao primeiro plano de trabalho aprovado pela Defesa Civil Nacional. Outros serão liberados nos próximos dias.

Militares de SC devem reforçar o combate em MS nos próximos dias

Biomas devastados

Análise do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revela que 19% do Pantanal do Brasil já foram queimados em 2020. Publicada no último domingo (13), a nota técnica estima perda de 2.369 hectares de vegetação do bioma, sendo 1.614 hectares queimados no Pantanal do Mato Grosso e 751 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Segundo o chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros de MS, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, situações críticas são registradas no entorno das cidades de Corumbá e Ladário - regiões da Baía Negra, Estrada Parque e Serra do Rabicho; na Serra do Amolar e no Porto Jofre, na divisa de MS com MT; e na Terra Indígena dos Kadwéus.

Na Costa Leste de Mato Grosso do Sul, o Parque Estadual das Nascentes do Taquari já perdeu 15 mil hectares para o fogo - o que representa 49% da área de Cerrado devastada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa