sábado, 20 de abril de 2024

Brasil antecipa em um ano a meta de doadores de órgãos

31 julho 2012 - 00h00
*Fonte: Terra


Nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou a taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes, meta prevista para ser alcançada apenas em 2013, aponta um levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

O número representa um total de 726 doadores, aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 564 doadores, e a meta nacional era 11,4 doadores para cada 1 milhão de pessoas. No primeiro quadrimestre de 2012, foram feitos 7.993 transplantes, crescimento de 37% em comparação ao mesmo período de 2011, ante 5.842 transplantes.

O levantamento indica que a Região Norte registrou aumento de 109% no total de transplantes, enquanto no Centro-Oeste a melhora foi de 103%. Outro dado mostra que os transplantes de coração, considerados de alta complexidade, cresceram 61% no mesmo período.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que no início da década a média nacional era 5 doadores para cada 1 milhão de habitantes e que, em 2011, o País já havia batido o recorde de superar, pela primeira vez, o índice de 10 doadores por milhão.

''Acreditamos que vamos sustentar este aumento. Ainda teremos o impacto de uma portaria publicada em maio de 2012 que ampliou em 30% o valor do procedimento que o ministério paga para transplante de rim e em até 60% quando o hospital realiza um número maior de transplantes complexos como de pulmão e de coração'', disse.

A expectativa da pasta, de acordo com o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, é chegar ao final deste ano com a média nacional de 14 doadores para cada grupo de 1 milhão de brasileiros. Segundo ele, Estados como São Paulo, Santa Catarina e o Ceará já registram índices superiores a 20 doadores por 1 milhão de habitantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa