Menu
Busca terça, 26 de janeiro de 2021

Cirurgia de apendicite pode ser substituída por antibióticos

28 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: Terra


Quem já teve apendicite sabe que a medida mais comum para acabar com o problema é remover o apêndice com um processo cirúrgico. Mas um estudo da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que o tratamento com antibióticos pode ser eficaz na maioria dos casos. As informações são do EurekAlert.

Em sua tese, a líder do estudo Jeanette Hansson discute dois grandes estudos clínicos de pacientes com o problema. No primeiro, ela compara a cirurgia com o tratamento com medicamentos e no segundo a eficácia dos antibióticos para a apendicite.

Os estudos mostram que o tratamento com antibióticos foi tão eficaz quanto a cirurgia para a maioria das pessoas. “Alguns pacientes estão em estados tão graves que a cirurgia é necessária, mas 80% das pessoas podem ser tratadas com antibióticos até se recuperarem”, afirma Jeanette.

Além disso, as análises apontaram que pacientes que são tratados com antibióticos têm menos probabilidades de complicações que os que se submetem à cirurgia. O risco de voltar a ter problemas em 12 meses de tratamento com antibióticos é de 10 a 15%.

Mesmo que a resistência a antibióticos possa afetar o tratamento, é inegável que os medicamentos são uma alternativa viável para a operação. "Nossos estudos mostram que pacientes que precisam de cirurgia porque voltaram a ter apendicite, ou porque os antibióticos não funcionaram, não correm o risco de complicações adicionais em relação àqueles operados logo na primeira vez", disse Jeanette Hansson.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Brasil tem quase 30 mil novos casos de hanseníase por ano
CONTRABANDO E CRIME AMBIENTAL
Goiano é autuado pela PMA e preso por Policiais Militares com agrotóxicos do Paraguai
JUSTIÇA
Estudante que ficou três anos sem diploma será indenizada
CASSILÂNDIA
Polícia Militar prende mulher por agredir marido