Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
ESTADO

Clima favorável aumenta ritmo e plantio da soja supera 90%

04 dezembro 2019 - 12h15Por Dourados News

O Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) apurou que o plantio da soja já passa de 90% da área estimada para essa safra em Mato Grosso do Sul. No mais recente levantamento, informa que a situação geral na última semana de novembro teve clima favorável e os produtores aumentaram o ritmo do cultivo, já na reta final.

Até dia 29 passado, o acompanhamento feito pelo projeto da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária) e da Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja) identificou 94,9% de semeadura. A região centro está com o plantio mais avançado, em média 96,9%, enquanto a norte tem 96,8% e a sul com 93,8%.

“A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 3,002 milhões de hectares”, detalha. Segue mantida a estimativa de 3,163 milhões de hectares a serem cultivados, com produção aproximada de 9,906 milhões de toneladas e produtividade média de 52,19 sacas por hectare.

De acordo com o Siga-MS, na região sul já concluíram o plantio os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Maracaju, Tacuru e Vicentina. Dourados está abaixo de 90%.

Na região centro, o município de Sidrolândia lidera, acima de 96%, seguido por Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, com mais de 94%.

Alcinópolis, Chapadão do Sul, Coxim, Pedro Gome e Sonora concluíram os trabalhos na região norte, que tem Paraíso das Águas com o menor percentual, 85%.

O boletim Casa Rural detalha ainda que o preço médio da saca de 60 quilos de soja, no Estado, teve desvalorização no período do dia 21 de novembro a 2 dezembro, encerrando o período cotado a R$ 80,19. “Dentre as praças pesquisadas, São Gabriel do Oeste registrou a maior desvalorização no período, onde a saca foi cotada em R$ 78,50”, pontua.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
"Manicure do tráfico" é presa com cocaína
SAÚDE
Ministério da Saúde e IBGE coletarão dados sobre população infantil
TRÁFICO
Motorista é preso com maconha e munições na MS-164
POLÍCIA
Estelionatária é presa no momento em que tentava aplicar golpe