Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021

Comer duas fatias de queijo por dia reduz risco de diabetes tipo 2 em 12%

30 julho 2012 - 00h00
*Fonte: Isaude


Comer queijo regularmente ajuda a proteger contra o diabetes tipo 2. Estudo sugere que pessoas que ingerem o alimento diariamente apresentam menor risco de desenvolver a doença do que indivíduos que raramente consomem o laticínio.

Como parte de um estudo sobre o papel da dieta na saúde, pesquisadores britânicos e holandeses analisaram os hábitos alimentares de 16,8 mil adultos saudáveis e 12,4 mil pacientes com diabetes tipo 2 em oito países europeus, incluindo o Reino Unido.

Ao analisar o consumo de laticínios, os cientistas descobriram que o risco de diabetes tipo 2 era 12% mais baixo para aqueles que comiam pelo menos 55 gramas de queijo por dia - cerca de duas fatias. O risco caiu pela mesma quantidade para aqueles que bebiam 55 gramas de iogurte por dia. Nenhum outro produto lácteo demonstrou benefícios semelhantes.

A equipe de pesquisa, que incluiu acadêmicos do Medical Research Council, destaca que se por um lado o queijo é rico em gordura saturada, por outro pode ser rico em tipos específicos de gordura que são benéficas para o corpo.

Eles explicam que as bactérias conhecidas como probióticas encontradas no queijo e no iogurte são capazes de reduzir o colesterol e produzir certas vitaminas que protegem contra diabetes e doenças cardíacas.

No entanto, os pesquisadores observam que apesar de o estudo ter identificado uma ligação entre o consumo de queijo e a redução no risco de diabetes, mais estudos são necessários para obter maior compreensão sobre o papel do queijo sobre as doenças crônicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação
IMUNIZAÇÃO
Primeiros imunizados contra Covid-19 relatam emoção e encorajam população
REGIÃO
Administrador de empresas é autuado por desmatamento ilegal
SAÚDE
Distanciamento continua fundamental, mesmo com vacinação, diz Opas