quinta, 25 de abril de 2024

Composto que inibe produção de espermatozoide pode levar a pílula masculina

20 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: isaudenet
Estudo publicado na revista Cell revela a descoberta de um composto que pode levar à criação de uma pílula anticoncepcional masculina inédita.

A abordagem é baseada na substância JQ1 que inibe uma proteína encontrada nos testículos de camundongos e homens, conhecida como BRDT, que é essencial para a fertilidade.

O composto JQ1, que já é testado contra leucemia e câncer de pulmão, não contém hormônios, ao contrário da pílula feminina, que costuma misturar doses de estrogênio e progesterona.

A equipe de pesquisadores do Baylor College of Medicine, do Dana-Farber Cancer Institute e da Harvard Medical School, testou a pílula em ratos machos.

Os testes mostraram que a substância levou os camundongos tratados a produzir significativamente menos espermatozoides e, quando as células reprodutoras eram fabricadas, elas não se locomoviam normalmente.

Os animais ficaram estéreis e não apresentaram prejuízos no desempenho sexual, nas taxas de testosterona ou na libido.

De acordo com o líder da pesquisa, James Bradner, assim que os animais pararam de fazer o controle de natalidade, os gametas se recuperaram rapidamente e readquiram a capacidade de procriação, de forma saudável.

A equipe afirma que os dados mostram a possibilidade de criar um novo contraceptivo que pode atravessar o sangue e chegar até os testículos a fim de cessar a fertilidade masculina de forma reversível.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue