quarta, 24 de abril de 2024
ECOLOGIA

Conheça os eixos temáticos do 8º Fórum Mundial da Água

Para nortear as discussões da edição deste ano, o evento debate nove temas prioritários relacionados à água

20 março 2018 - 12h50Por Da Redação

Tema relevante no momento, as mudanças climáticas influenciam diretamente o ciclo das águas do planeta, modificando o padrão de chuvas, escoamento dos rios, qualidade da água subterrânea e, em especial, causando eventos críticos como secas, enchentes e derretimento de geleiras, que já são uma realidade em todo o mundo.

A oferta e a qualidade da água estão diretamente ligadas à dignidade humana, sendo um recurso indispensável para a vida e a saúde da população, para a erradicação da pobreza e redução de desigualdades. Por isso, debates sobre a água possuem essa perspectiva humana e devem considerar aspectos como a migração e a miséria, por exemplo.

Para garantir o desenvolvimento sustentável no planeta, é necessária uma gestão eficiente dos recursos hídricos. A agricultura, a energia, a indústria e a sociedade dependem da água para continuar se desenvolvendo, portanto a forma como o recurso é utilizado deve ser consciente e pensada a longo prazo.

A urbanização é um movimento crescente, o que gera maior demanda de água doce nas cidades e problemas na infraestrutura de distribuição, além de enchentes e poluição dos recursos. Os gestores e moradores das cidades devem estar atentos à utilização, tratamento e reaproveitamento da água.

O uso da água tem influência direta nos ecossistemas do mundo. Nesse eixo temático, as discussões devem tratar da qualidade da água, da biodiversidade e da proteção dos ecossistemas, minimizando o impacto negativo do desenvolvimento na natureza.

A garantia de políticas de proteção da água necessitam de investimentos, além de análise do valor econômico adequado do recurso. O objetivo é discutir práticas como tarifas e impostos, financiamento de investimentos inovadores, de adaptação às mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável.

A água é um bem público e limitado, e a responsabilidade sobre ela deve ser dividida entre toda a sociedade e os governos de todo o mundo. Portanto, esse eixo prevê o compartilhamento de boas práticas e o envolvimento dos setores público, privado e da população em defesa do recurso.

Com o auxílio da tecnologia, a educação e a conscientização são elementos fundamentais para a garantia do futuro dos recursos hídricos. A capacitação para lidar com os desafios do setor deve ser oferecida aos gestores, políticos, à comunidade internacional e também aos cidadãos.

A gestão da água é uma das maiores responsabilidades dos governos. Os líderes políticos precisam implementar regras efetivas e boas práticas para melhorar a administração do recurso, cujos reflexos não são meramente locais, mas se estendem para além de fronteiras nacionais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda