quinta, 25 de abril de 2024

Deixar o bebê chorar melhora a qualidade do sono, diz estudo

12 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: Terra
Sempre que os bebês choram, a maioria dos pais prefere correr para consolar, mas de acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics, o melhor é deixá-los sozinhos até que o momento passe. As informações são do jornal Telegraph.

Ao contrário do que muita gente pensa, isso não faz mal para as crianças. O estudo feito por pesquisadores da Universidade de Melbourne acompanhou 326 bebês dos sete meses aos cinco anos de idade e mostrou que controlar o choro é uma das técnicas comportamentais de sono e uma forma para que elas tenham uma noite mais tranquila. Além disso, o risco de a mãe sofrer depressão pós-parto também pode ser reduzido com as técnicas.

Dessa forma, controlar o choro é uma forma de educar os bebês, mas isso deve ser feito aos poucos. O ideal é que, na primeira vez, o pai deixe o bebê chorar por cinco minutos antes de ir acalmá-lo. Na segunda, esperar 10 minutos e na intervenção seguinte, o dobro do tempo. Para não deixá-lo sozinho, um método alternativo é ficar no mesmo quarto, sem consolá-lo e esperar até que ele durma.

"Os pais e profissionais de saúde podem confiantemente usar essas técnicas para reduzir a carga de curto a médio prazo dos problemas de sono infantil e depressão materna”, alertaram os cientistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave