quarta, 24 de abril de 2024
DOURADOS

Dourados adquire ônibus para funcionar como CRAS ambulante

15 agosto 2020 - 12h00Por Dourados News

A Prefeitura de Dourados adquiriu um ônibus zero quilômetro totalmente adaptado para funcionar como um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) volante para atender as comunidades situadas em locais de difícil acesso.

A secretária municipal de Assistência Social (Semas), Maria Fátima Silveira de Alencar afirmou que o ônibus foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMIS) e foi um projeto elaborado por sua equipe há quase dois anos.

O ônibus foi transformado em um escritório com toda a estrutura para poder fazer os atendimentos à população e funcionará como um CRAS volante subordinado à direção da Proteção da Atenção Básica.

Fátima Alencar disse que o CRAS volante contará com uma equipe formada por dois técnicos de nível superior e dois de servidores administrativos.

“O objetivo deste ônibus é fazer chegar o atendimento da Assistência Social aos locais de maior vulnerabilidade onde os usuários da política de assistência social não conseguem acessar os serviços dos CRAS, seja por conta da distância, pela dificuldade de locomoção”, disse a secretária.

A equipe volante atenderá as aldeias indígenas, distritos rurais, assentamentos da reforma agrária e acampamentos de sem terra e de índios desaldeados. “O ônibus ofertará os serviços executados por um CRAS, porém de forma volante, onde a equipe capacitada realizará grupos, acompanhamentos, cadastro único entre outras ações’, disse a secretária.

Maria Fátima afirmou que “Dourados sempre mereceu este serviço e que se tornará realidade”. Ela disse ainda que “com muito esforço a atual gestão conseguiu esta conquista e este será o primeiro veículo no estado de Mato Grosso do Sul para prestar serviços volantes”.

A prefeita Délia Razuk destacou o empenho da equipe da Semas na elaboração do projeto do Cras Volante e pela luta para tornar realidade este sonho. Segundo a prefeita, este ônibus faz parte da política adotada pela atual administração em cuidar das pessoas para que elas tenham vida digna.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul

POLÍTICA

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos