quinta, 28 de março de 2024

Em 15 dias, serviço telefônico recebe 423 ligações com queixas contra planos de saúde

06 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: Agencia Brasil
Com apenas 15 dias de existência, o SOS Paciente recebeu 423 ligações com reclamações de usuários de planos de saúde – uma média de 20 chamadas por dia. O telefone 0800 200 42 00 foi criado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e a Fundação ProTeste.

De acordo com balanço divulgado hoje (5) pela associação, os problemas mais relatados pelos usuários são: dificuldades na marcação de consultas, demora para liberação de exames, descredenciamento de profissionais médicos e negativa de autorização para cirurgias.

Segundo o presidente da APM, Florisval Meinão, a entidade não esperava alcançar número tão alto de ligações. Pela primeira vez, a associação utiliza uma ferramenta desse tipo para ter contato com os usuários e avaliar os planos de saúde. “Nós subdimensionamos no início, não conseguíamos atender a todas [ligações], precisamos redimensionar a forma de atendimento, treinar as pessoas que atendem, mas foi fortemente positivo, porque mostrou um canal de comunicação eficaz com o usuário,” disse.

Recente pesquisa da entidade apontou que os usuários de planos de saúde que tentaram marcar consultas nos últimos dois anos, 64% tiveram algum problema. De acordo com a pesquisa, 84% precisaram de exames, sendo que 40% tiveram problemas.

Outro dado revela que 58% utilizaram atendimento nos prontos-socorros. Desses, 72% enfrentaram alguma dificuldade. Quanto às internações hospitalares, 20% dos entrevistados usaram os serviços, dos quais 39% tiveram problemas. A pesquisa mostra ainda que 15% das pessoas que procuraram atendimento precisaram recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do balanço, os médicos anunciaram a suspensão amanhã (6) do atendimento eletivo aos planos de saúde. Serão suspensas consultas, exames e cirurgias agendadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro