sexta, 19 de abril de 2024
ECONOMIA

Em encontro nacional, gerente do CIN destaca importância do comércio exterior

16 agosto 2018 - 14h15Por Da redação

Ao participar da 37ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), realizada ontem (15), pela Rede CIN (Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios) no Rio de Janeiro (RJ), a gerente da unidade de Mato Grosso do Sul, Nathália Alves, destacou que o evento é uma oportunidade de captar novas ideias e iniciativas para o comércio exterior estadual.

“Participar de encontros como esse é uma forma de nos mantermos atualizados com relação aos assuntos que envolvem exportação e buscar novas ideias de serviços para as empresas de Mato Grosso do Sul”, destacou Nathália Alves, reforçando a questão dos financiamentos para exportação.

“É importante para auxiliar os empresários sul-mato-grossenses sobre os passos necessários para pleitear esse financiamento”, disse.

Outro tema interessante abordado durante o Enaex 2018 foi o drawback integrado de isonomia tributária para gerar mais competitividade.

“Trata-se de um regime especial que permite ao empresário importar matéria-prima e exportar o produto final com desoneração de imposto”, detalhou a gerente do CIN, comentando a respeito do Programa Rota Global, um serviço de apoio à internacionalização das empresas brasileiras criado pela Rede CIN com recursos da União Europeia.

Nathália Alves lembra que se trata de uma metodologia eficiente para a governança do comércio exterior no País.

“O diretor de desenvolvimento industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Carlos Eduardo Abijaodi, assinou documento autorizando a transferência da metodologia do Rota Global ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que vai contribuir para que o Governo Federal adote um padrão único de atendimento às empresas que queiram se internacionalizar. Cumprimos nosso papel institucional de atuar pela eficiência do comércio exterior e por uma governança forte, coesa e eficaz de atendimento às empresas”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa