sexta, 19 de abril de 2024
CLIMA

Em meio ao calorão de 41 graus, Embrapa já alerta para geada em junho

17 janeiro 2020 - 13h30Por Dourados News

Na semana em que Dourados é castigada com o calor mais intenso do ano até agora, com seu ápice marcado pela sensação térmica de 41ºC registrada às 15h de quinta-feira (16), a Embrapa Agropecuária Oeste alertou que existe alta probabilidade de ocorrer geada forte no mês de junho em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul.

A probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96% e existe 74% de probabilidade de que essa geada seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

Essa previsão é possível graças ao sistema desenvolvido em 2017 pela equipe da Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com a estudante de agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados, Rafaela Silva Santana. Atualmente, o sistema tem seus dados abastecidos pelos pesquisadores Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz.

“O sistema usa dados de chuva da estação agrometeorológica do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste e da temperatura da superfície do mar, fornecidos pela agência americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)”, detalha.

“Com índice de confiança de 95%, o sistema é capaz de prever em dezembro, qual a temperatura mínima que deverá ocorrer em junho, no Sul de Mato Grosso do Sul. Baseando-se nessa temperatura prevista e na escala de intensidade de geadas, é possível informar qual a probabilidade de ocorrer geada e com qual intensidade”, acrescenta.

Segundo a Embrapa, essa previsão que pode ser divulgada em dezembro é monitorada até o mês de maio, pois, conforme ressaltam os pesquisadores, as condições de temperatura da superfície do mar podem mudar até junho e, se essa mudança for significativa, a previsão deverá ser reavaliada.

“Não é normal ter que corrigir as previsões que são feitas com antecedência, porém isso pode acontecer, mas em geral, o mais comum é que elas se confirmem”, explica Danilton.

Durante o Showtec 2020, a previsão de ocorrência de geada na safrinha 2020 no Sul do MS, será tema de uma das palestras que serão apresentadas no stand da Embrapa, no espaço ‘Agricultura Movida à Ciência’. A palestra será proferida pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Luiz Flumignan, na quinta-feira, 23 de janeiro, das 9hs às 10hs, quando ele vai apresentar detalhes sobre o assunto.

Além disso, o pesquisador também estará disponível para esclarecer dúvidas e conversar sobre o tema, ao longo dos três dias do evento, no espaço “Clínica Tecnológica” também presente no stand da Embrapa no Showtec 2020. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa