quinta, 28 de março de 2024
IMPOSTO

Estado mantém alíquotas e desconto no IPVA 2019 será até 31 de janeiro

09 novembro 2018 - 07h38Por Da Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou, na quarta-feira (07/11), a tabela contendo os valores aplicados como base para cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019. De acordo com a publicação no Diário Oficial, os percentuais dos últimos três anos estão mantidos, sendo possível desconto de até 15% no valor do tributo, em casos de pagamento à vista, até dia 31 de janeiro.

Conforme o decreto, para caminhões e ônibus usados no transporte coletivo de passageiros, a alíquota será de 2% sobre o preço de mercado do veículo. Já os carros de passeio, caminhonetes e utilitários movidos a gasolina serão taxados 3,5%. Para veículos acionados a diesel, o tributo terá o imposto em 4,5%.

Donos de veículos registrados no Estado também podem optar por pagar o débito de forma parcelada. Nessa opção, ficam disponíveis quitação do valor em cinco vezes, sendo o vencimento da primeira parcela no dia 31 do primeiro mês do ano.

As parcelas seguintes vencem nos dias 28 de fevereiro, 29 de março, 30 de abril e 31 de maio. Para motocicletas, a parcela deve ser superior a R$ 30, enquanto para os demais veículos a parcela mínima é de R$ 55. O atraso no pagamento de qualquer parcela implicará na atualização do débito e o acréscimo de juros de mora e multa, na forma da lei.

No suplemento do Diário Oficial de quarta-feira o contribuinte pode consultar a tabela com os valores comerciais dos automóveis usados como referência pelo governo para calcular o IPVA.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE