quinta, 25 de abril de 2024
ECONOMIA

Governo amplia linha de crédito para agricultores de MS

12 julho 2019 - 17h00Por Da redação

O Governo de Mato Grosso do Sul e o Banco Sicredi firmaram parceria nesta sexta-feira (12) para ampliar a oferta de crédito rural aos pequenos e médios produtores do Estado. O governador Reinaldo Azambuja e o presidente da cooperativa financeira em Campo Grande, Wardes Lemos, assinaram termo de cooperação técnica que financia projetos de investimentos e custeio agrícola e pecuário.

As novas linhas de crédito são para produtores atendidos pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). “É mais uma parceria que permite nós fazermos assistência técnica (…) fortalecendo ainda mais a disponibilidade do crédito rural para custeio, investimento, compra de insumos e equipamentos”, destacou o governador.

Mato Grosso do Sul conta com 70 mil agricultores familiares, segundo o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges. As linhas de financiamento do Sicredi são mais opções para o trabalhador do campo. “Hoje já operamos pelo Banco do Brasil e agora podemos operar via Sicredi. Estamos dando possibilidade de o agricultor escolher com qual agente financeiro ele quer fazer sua operação”, afirmou. 

O termo assinado tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado. Conforme estabelecido no documento, o Governo do Estado, por meio da Agraer, deve executar o Programa de Conjugação de Assistência Técnica e Extensão Rural para a aplicação do crédito, dando orientações técnicas, apoio e toda a assistência necessária aos produtores que atuam na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

A Assistência Técnica e Extensão Rural de que o termo trata será prestada à pessoas físicas e jurídicas, em nível de empreendimento, beneficiadas pelo crédito rural através de planos ou projetos elaborados pela Agraer, compreendendo orientação técnica e gerencial em nível de imóvel ou empresa.

Copa do Laço Comprido

A parceria que fortalece a atividade da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul foi firmada na 26ª Copa do Lado Comprido, realizada no Parque do Laçador. O evento, realizado junto com a 1ª Feira do Agronegócio do Sicredi, tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e de suas fundações de Cultura (FCMS) e Desporto e Lazer (Fundesporte).

Mais de mil laçadores de diversos municípios de Mato Grosso do Sul competem na 26ª Copa do Laço, que acontece entre os dias 11 e 14 de julho. Já a 1ª Feira do Agronegócio do Sicredi reúne exposição de máquinas, equipamentos e comercialização de bens e serviços. Pelo menos três mil pessoas devem visitar pelo local, que fica após o autódromo de Campo Grande. A entrada é gratuita.

“Este evento mostra a unidade do trabalho do Laço, que é um dos esportes mais tradicionais de Mato Grosso do Sul. Com a parceria do Sicredi, deixa de ser só a copa do laço para ser uma feira agropecuária, com oportunidades de negócios e desenvolvimento para o setor”, pontuou o governador Reinaldo Azambuja.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue