quinta, 25 de abril de 2024
PECUÁRIA

Governo chileno autoriza MS a exportar carne bovina

29 dezembro 2018 - 07h20Por Da redação

Foram oito anos de embargo a compra da carne bovina de Mato Grosso do Sul, mas ontem (28/12), o Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) do Chile comunicou a habilitação integral do Estado para exportar o produto congelado e in natura. 

Com isso, os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Japorã,  Corumbá e Mundo Novo serão autorizados a retomar negociações comerciais com o país. 

Em reportagem publicada no Correio do Estado, um dos motivos que levou o Chile a barrar a entrada do produto sul-mato-grossense foi a proximidade de algumas cidades citadas com a fronteira do Paraguai e Bolívia, isso porque na época, a área fazia parte da antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV) implantada em 2008, em função dos focos de febre aftosa registrados na região em 2005 e 2006.

No final de agosto deste ano, uma missão veterinária chilena veio ao Brasil e avaliou o serviço veterinário oficial brasileiro, buscando informações sobre a vigilância para febre aftosa no país. O relatório da missão foi favorável, garantindo assim a reabertura do mercado. 

A diretora substituta do  Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Judi da Nóbrega comemora o comunicado chileno.

“Acabaram os impeditivos à exportação de carne bovina in natura de animais daquela área, além de todas as demais restrições para movimentação de animais susceptíveis à aftosa daquela área para outras partes do país. A nova condição deverá valorizar os animais da região e impulsionar o seu comércio, favorecendo à pecuária regional”, destaca. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul