Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021

Governo muda cálculo, e cerveja terá aumento a partir de segunda

29 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: Terra
Após mudança de cálculo e acordo com as fábricas, o governo decidiu reduzir o aumento no preço da cerveja, que será sentido a partir da próxima segunda-feira. O valor médio da cerveja teria aumento de 2,85% para o consumidor no dia 1º de outubro. Mas uma mudança na tributação anunciada nesta sexta pela Receita Federal reduziu essa alta para 2,15%. O reajuste para as demais bebidas frias (refrigerante, água e isotônicos) será mantido em 2,85%.

Conforme o acordo em vigor até então, haveria um aumento de 25% na tributação para as fábricas, que seria diluído nos próximos quatro anos a partir de 1º de outubro. Mas, com a nova regulamentação, o impacto de 25% na alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins será menos sentido pelo consumidor de cerveja a partir da próxima segunda-feira. O produto terá reajustes semestrais, com aumento de 0,2% em abril de 2013 e pelos seis anos seguintes.

A renúncia fiscal será de R$ 76,3 milhões em 2012 e de R$ 401,1 milhões no ano que vem. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a queda na arrecadação de impostos com esses setores será compensada em outros segmentos, já que o governo lançou, em setembro, uma medida para incentivar a aquisição de maquinário e a realização de investimentos pela indústria brasileira.

"Se alavanca a aquisição de caminhões, por exemplo, alavanca a arrecadação ou reduz a perda de arrecadação em outros segmentos. Também se espera recuperar investimento a arrecadação em outros setores. O compromisso feito com a indústria é que ela traga mais investimentos em novas plantas, aumente a capacidade produtiva, aumentando a oferta de emprego, renovação da frota de caminhões", explicou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 158
PMA autua empresa mato-grossense por derramamento de cerca de 22 mil litros de combustível
ECONOMIA
China contribuiu com mais da metade do superávit comercial do Brasil
RIO BRILHANTE
Polícia Civil prende suspeitos de tráfico de drogas que faziam parte organização criminosa
NOTÍCIAS
Negada indenização a comprador de veículo que não comprovou defeito em motor