quarta, 24 de abril de 2024

Ludimar dá posse aos diretores eleitos das escolas municipais

22 dezembro 2015 - 15h00Por Assessoria

Em solenidade que lotou o grande salão do Centro de Convenções “Miguel Gomez”, na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais (PDT), deu posse aos diretores de escolas e Ceinf’s (Centro de Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino (REME).

Os novos diretores vão administrar 22 escolas e 6 Ceinf’s durante o triênio 2016/17 e 18. A lei municipal aprovada em 1993 prevendo eleição para diretores de escolas da REME sempre foi ignorada pelos gestores e apenas agora na administração do prefeito Ludimar Novais está sendo implantada. Graças a isso, no último dia 25 pais ou responsáveis, alunos acima de 12 anos, professores e servidores administrativos puderam escolher de forma livre e democrática os futuros diretores das unidades de ensino do município.

DÉCADAS

Durante o evento, o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Edivaldo Vieira, disse que o prefeito Ludimar Novais resgatou uma reivindicação que há décadas faz parte das pautas apresentadas pela categoria e que a lei, aprovada há 22 anos, só agora passou a vigorar efetivamente.

Ele acredita que a democratização do processo é salutar para a Educação como um todo e certamente trará avanços para todas as escolas, integrando ideias e abrindo um leque de novas opções que solucionem problemas e melhores a qualidade do ensino.

NOVIDADE

Já a presidente da Comissão Eleitoral Municipal, Marlene Miltos Franco, agradeceu ao prefeito Ludimar Novais pela oportunidade de coordenar e conduzir o pleito, oferecendo toda a infraestrutura para que o processo transcorresse dentro da maior lisura e transparência.

A professora acrescentou que “a gestão democrática é uma experiência nova para nós da Rede Municipal. É uma oportunidade que está sendo dada pelo prefeito Ludimar Novais, que faz acontecer um fato como esse pela primeira vez na história de Ponta Porã. Apesar de ser uma luta sindical, nunca anteriormente um prefeito deu atenção a essa reivindicação que sempre esteve na pauta dos trabalhadores”, completou.

AMPARO

A secretária municipal de Educação, Denize de Oliveira, também usou da palavra e lembrou que o prefeito Ludimar Novais sempre respeitou os docentes e tem conduzido sua administração com muita atenção à Educação e cumprindo os compromissos que assumiu com professores, pais e alunos de melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas de Ponta Porã.

Denize comentou que “as pessoas pensam que a escola tem tudo, resolve tudo e não tem problemas. Não é bem assim. Temos muitas limitações, mas, o esforço de cada colaborador nessa imensa estrutura, faz com que, mesmo que muitas vezes tenhamos que chorar juntos por não conseguir resolver um problema, muito mais vezes damos e daremos gargalhadas por encontrar a saída para situações de interesse comum”.

“Sei que as pessoas precisam do amparo da escola e, com amplo exercício da democracia continuaremos fazendo de tudo, das tripas, coração, para que consigamos, a cada dia, construir uma escola com mais qualidade de ensino, inclusão social e cidadania”, assinalou.

CORAGEM

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Marcelino Nunes de Oliveira (PROS), cumprimentou o prefeito Ludimar Novais – sentado ao seu lado na Mesa de Honra – frisando que “este é um momento histórico para Ponta Porã. Há 22 anos, professores, pais e alunos esperam pelo direito de escolher livremente quem deve conduzir os destinos da escola que frequentam. Por isso, parabenizo o prefeito Ludimar Novais, que teve a coragem de romper barreiras, desafiar conceitos e fazer valer a vontade democrática da maioria, implantando a eleição direta de diretores, um dispositivo que certamente vai levar o ensino a um processo de melhoria de qualidade permanente, atendendo aos anseios de toda uma comunidade”.

Frisando que o Mato Grosso do Sul foi o último estado da Federação que passou a regularizar o processo de eleição direta de diretores de escolas, Marcelino Nunes endereçou cumprimentos diretos aos candidatos, tanto eleitos como não, por oferecerem seus nomes à escolha pública, dando de si, voluntariamente, pelo bem da escola e do ensino público.

FORTALECER

Por sua vez, o chefe do Poder Executivo disse que se sentia orgulhoso, porque, ainda durante a campanha eleitoral, havia se comprometido em implantar gestão democrática em todas as escolas. “E é isso que estamos cumprindo agora, abrindo oportunidades para que todos possam comparecer e votar democraticamente.
Estamos fazendo aquilo que foi previsto no programa de governo, atendendo uma reivindicação antiga dos profissionais da educação feita através do movimento sindical”, afirmou.

Ele comentou que a demora na regulamentação desta lei, aprovada há 22 anos, tem muito a ver com o medo das pessoas de se envolver diretamente com a política. “Há quem acredite que doravante a politização das escolas vai cair. Garanto que será justamente ao contrário. Vamos fortalecer a política nas escolas, através do diálogo. Vocês, novos diretores, encontrarão em mim um prefeito que estará sempre de portas abertas, para ouvir, orientar, ouvir sugestões e participar ativamente das decisões importantes de cada unidade educacional”, disse.

Ludimar lembrou que 90% das atividades de uma criança estão voltadas para a escola. Por isso, o processo de democratização é vital para que o foco na melhoria seja cada vez mais intenso.
O prefeito parabenizou professores, pais e alunos pela conquista, afirmando que ele é apaixonado pela Educação, assegurando que esta bandeira sempre será prioridade na sua administração.

“Este foi um grande passo, mas, continuaremos avançando, compartilhando choros e risos a cada vitória, ou derrota, sem desviar da meta de fazer a Educação cada vez melhor, com qualidade e comprometimento”, finalizou.

POSSE

Em seguida, a presidente da Comissão Eleitoral Municipal, Marlene Miltos Franco, fez a leitura do termo de posse e, um a um, diretores de escolas e Ceinf’s foram chamados para assinar o documento e ser empossado oficialmente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda