sexta, 29 de março de 2024
LIBRAS

Menina de 2 anos aprende libras para comunicar-se com pais deficientes auditivos em MS

22 setembro 2018 - 07h30Por G1 MS

Manuela Armstrong Martins, de 2 anos, já fala e tem uma audição perfeita. Há 1 ano ela começou a aprender os primeiros gestos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a própria mãe, Thatyane Martins, e hoje não há barreiras na comunicação da família que mora em Campo Grande (MS).

De acordo com o pai de Manu, Ralf Amorim Armstrong, de 34 anos, ele ficou emocionado quando a filha começou a se comunicar em libras antes mesmo de completar o primeiro ano de vida:

“A primeira vez eu estava lavando louça quando ela chegou em mim e me chamou de 'papai' em libras. Depois disso, ela só foi se aperfeiçoando”, explica.

Ralf lembra que ficou muito contente, porque viu o esforço da filha, tão pequena, tentando falar com os pais na língua deles.

Foi a mãe que começou a ensinar a criança a conversar em libras, assim como a outra filha do casal. Thaminy Martins, de 13 anos, também nasceu com a audição perfeita.

A mãe precisou adaptar-se para atender as filhas porque, por exemplo, não ouvia o choro das crianças. Por telefone, a irmã de Ralf, Janaine de Barros, traduziu o depoimento de Thatyane para a equipe do G1:

“Como não ouvia a Manu chorar quando era bem pequena eu tive que colocá-la para dormir comigo e assim passei a entender os horários que ela acordava, mamava e até mesmo para dar banho nela. Chegou um ponto em que ela já não chorava para chamar minha atenção, ela me puxava”, relembra a mãe.

Thaminy é quem traduz o depoimento dos pais. Ela explica que a irmã está aprendendo a identificar os animais, e do jeito dela, fala com os pais.

Para a mãe, para pais surdos, ter filhos que falam e ouvem normalmente não representa uma dificuldade, pelo contrário: "É um presente de Deus para deixar a vida de todos mais bonita".

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE