Menu
Busca segunda, 18 de novembro de 2019
EVENTO

MS vai sediar seminário sobre trabalho indígena

12 junho 2019 - 19h00Por Dourados News

O Coletivo de Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas de Mato Grosso do Sul prepara mais um evento para discutir o Mundo do Trabalho.  É um seminário no dia 11 de julho, que será realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Educação da cidade de Anastácio.

De acordo com José Carlos Pacheco, coordenador do coletivo, a mobilização para o seminário já foi iniciada com a distribuição dos convites para a rede alvo dessa ação, sensibilizando e convocando para a efetiva participação nas discussões que envolvem essa questão. "Conseguimos estabelecer parcerias estratégicas para a realização deste seminário e estamos confiantes que ele será de fundamental importância para discutir a conjuntura atual da questão e do trabalho indígena em nosso Estado", pontua Pacheco.

A principal ação do Coletivo atualmente é sua participação na comissão coordenada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) que acompanha e fiscaliza a contratação de trabalhadores indígenas de MS para a colheita de mação no Sul do país, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Conforme José Carlos, são cerca de 7 mil índios contratados para este trabalho, que saem do Estado com todas as garantias trabalhistas garantidas e, quando voltam, ajudam financeiramente suas famílias e a economia dos municípios onde moram.

Temas

Entre os temas a serem abordados no seminário está a inserção do trabalho indígena no contexto urbano, acidente de trabalho e a reforma trabalhista e seus direitos. "São temas inerentes ao cotidiano de nosso povo que precisasam ser debatidos e para definir ações de resultados", afirma o coordenador.

O I Seminário Estadual de Trabalhadores(as) Indígenas de MS tem o apoio da Universidade Católica Dom Bosco, Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal de MS, Funai, Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho e Instituto Ressoarte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 9 9626-1928.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Homem morre afogado na cachoeira do Céuzinho em Campo Grande
MALÁRIA
Brasil ganha remédio para malária após 70 anos sem novidades no tratamento
BRASIL
Marinha disponibiliza navio para reforçar equipes no Delta do Parnaíba
CONCURSO
Seleção para professores com salário de até R$ 1,9 mil encerra inscrições na segunda-feira