terça, 23 de abril de 2024
NOTÍCIAS

Mulheres que sofrerem abuso na quarentena devem procurar a delegacia, alerta juíza em MS

Magistrada ressaltou que feminicídios aumentaram este ano, com 4 casos ocorridos neste período de isolamento social, contra 3 no mesmo período do ano passado.

30 março 2020 - 17h00Por G1MS

A Coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a juíza Helena Alice Machado Coelho, ressaltou que as mulheres devem procurar a delegacia se forem vítimas de violência doméstica. Ela fez um alerta de que casos do tipo possam vir a aumentar e indica também os telefones 190 e 180, além da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande.

De acordo com a juíza, o alerta se baseou em dados estatísticos fornecidos pela Assessoria de Planejamento do TJ, ressaltando que, no período de 14 a 26 de março, se comparado ao mesmo período do ano passado, os números mantiveram-se estáveis quanto às medidas protetivas deferidas em todo o estado de MS, 267 e 301, respectivamente. Em Campo Grande, os números também são estáveis, 126 medidas protetivas este ano, contra 131 no ano passado.

No entanto, quando se fala em casos de feminicídio, houve aumento este ano, com quatro casos ocorridos neste período de isolamento social, contra três no mesmo período do ano passado.

“O que já está no nosso radar é que, apesar de terem entrado menos casos neste período de quarentena, a realidade pode ser outra. Os casos podem crescer, devido ao contato entre o casal por mais tempo e as vítimas têm maior dificuldades para fazer a denúncia, por conta das restrições de locomoção”, explicou.

A magistrada disse, dentro de casa, a violência e os abusos podem começar com agressões verbais e, em seguida, evoluir para tortura psicológica, agressões físicas e até crimes mais graves, como o feminicídio. Ela ainda falou que, neste período, as mulheres ficam mais sobrecarregadas e vulneráveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa