quinta, 25 de abril de 2024

OAB/MS promove debate com sociedade e autoridades sobre violência em MS

06 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: OAB
“Não podemos esquecer”. Este é o mote de debate que a OAB/MS realiza na próxima quinta-feira (13), às 9h, com a presença de autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade sul-mato-grossense.

Os debates sobre a violência tem como foco o recente aumento de roubos e mortes de jovens, além da proliferação de quadrilhas especializadas em roubos de veículos, em especial caminhonetes.

A Seccional pretende que o debate seja a pedra fundamental de uma campanha contra a violência em Mato Grosso do Sul, não deixando que as vítimas da violência sejam esquecidas pelas autoridades e sociedade em geral. O evento tem início às 9h, na sede da OAB/MS.

Os pais de Breno Luigi Silvestrini, de 18 anos, e Leonardo Batista Fernandes, de 19 anos, assassinados com tiros na cabeça, em Campo Grande, abrirão os debates, mostrando o sofrimento de quem é alvo da violência. Rubens Silvestrini, pai de Breno, e Paulo Fernandes, pai de Leonardo querem mostrar que a sociedade precisa de medidas urgentes das autoridades. Familiares de outras vítimas da violência também foram convidados a participar do evento.

Também foram convidados parlamentares, a Secretaria Justiça e Segurança Pública, do Departamento de Operações de Fronteira, da Polícia Civil, advogados criminalistas e entidades de direitos humanos. As portas da OAB/MS também estão abertas para os profissionais da imprensa.

Além de discutir a violência como um todo, o debate vai colocar em pauta a revolta da população, que já pede punições mais fortes, como prisão perpétua e até pena de morte.

Fazem parte das questões fundamentais do debate:

Há segurança nas estradas para impedir que as camionetes e outros veículos roubados aqui sejam levados para os países vizinhos, servindo para o tráfico de drogas?

-O cidadão está tomando as devidas precauções para evitar assaltos, sequestros?

-Ainda há influência dos presídios em assaltos?

-Os direitos humanos devem ser atendidos nos casos destes crimes? A indignação faz a população querer justiça com as próprias mãos?

-A nacionalização de carros roubados, na Bolívia, aumentou o roubo em MS?

O evento, batizado de "Não podemos esquecer" está aberto a todos. Fonte: http://www.oabms.org.br/noticias/ver/11478/oabms-promove-debate-com-sociedade-e-autoridades-sobre-violencia-em-ms.html

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul