quinta, 25 de abril de 2024
PARANHOS

Paraguai constrói valas para impedir entrada de estrangeiros na fronteira com MS

21 março 2020 - 10h00Por Dourados News

Como forma de impedir a passagem de estrangeiros e minimizar o risco de contaminação com o coronavírus (Covid-19), o Paraguai abriu valas na cidade de  Ypejhú, na fronteira com o município sul-mato-grossense de Paranhos. Nesta sexta-feira, dia 20 de março, testemunhas flagraram o maquinário trabalhando. Autoridades locais apontam que a medida é necessária tendo em vista a fronteira seca que facilita acesso ao Brasil.

O país vizinho vem tomando uma série de medidas drásticas para garantir a segurança da população. Conforme já noticiado, foi adotado toque de recolher nas cidades fronteiriças, das 20 horas da noite àss 4 horas da manhã, além disso, o exército fechou rotas de entrada no país e determinou também o fechamento de estabelecimentos comerciais e escolas.

De acordo com o site A Gazeta News, na fronteira entre Capitan Bado (PY) e Coronel Sapucaia, estáo completamente proibida a passagem de brasileiros para o outro lado. O mesmo acontece em Pindoty Porã, na fronteira com Sete Quedas, em Bella Vista Norte, na fronteira com Bela Vista, em Salto del Guaíra, na fronteira com Mundo Novo e em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã.

Brasil

O governo brasileiro decidiu pela restrição, excepcional e temporária, da entrada de estrangeiros pelas fronteiras do país. A Portaria nº 125 vale para cidadãos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e vale pelo prazo de quinze dias desde quinta-feira (19). A medida veta a entrada por rodovias ou meios terrestres. Será editada uma Portaria específica em relação às fronteiras terrestres com o Uruguai.

O restrição decorre de recomendação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo impedir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). A medida não se aplica a brasileiros, imigrante com autorização de residência definitiva,  ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional e ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo Brasileiro.

Está liberado o tráfego do transporte rodoviário de cargas, o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre, além da execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias. A Portaria é assinada pelos ministros da Casa Civil, Braga Netto; da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial