quarta, 17 de abril de 2024
PANDEMIA

Paraguai volta reforçar a fronteira com o Brasil em MS após o anúncio do fim da quarentena

Cerca de 150 homens do Exército chegaram a Pedro Juan Caballero, no Paraguai, cidade vizinha a Ponta Porã (MS).

07 outubro 2020 - 17h00Por G1MS

O governo do Paraguai reforçou o bloqueio na fronteira com Brasil em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (6). Cerca de 150 homens do Exército chegaram a Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã (MS). Eles estão em cada acesso da Linha Internacional e não permitem a passagem de ninguém. Por conta da pandemia do novo coronavírus as fronteiras entre os dois países estão fechadas desde o dia 10 de março.

O reforço ocorreu dias depois do Paraguai suspender a quarentena que durou quase 7 meses. O país vizinho foi um dos primeiros da América Latina a implantar medidas restritivas por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre março e maio, a população passou por um lockdown intenso, já nos meses seguintes o governo foi afrouxando as restrições.

A partir desta segunda-feira (5), o Paraguai passou a ter apenas medidas pontuais, em locais onde ainda há muitos casos de Covid-19.

Apesar da suspensão do fim da quarentena, as fronteiras entre Paraguai e Brasil devem continuar fechadas. O ministério da Saúde, Júlio Mazzoneli, não deu uma data provável para a reabertura e disse por meio das redes sociais que as medidas de segurança precisam continuar sendo seguidas a risca pela população.

“É extremamente essencial seguir usando a máscara, manter o distanciamento, lavar as mãos e evitar as aglomerações [...] o vírus segue conosco e devemos apreender a conviver com ele”, afirmou.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o país registrou 44.122 casos da doença e 929 mortes.

Paraguaio protestam e pedem a reabertura do fronteira do Paraguai com o Brasil.  Foto: Juan Alcaráz/Arquivo Pessoal

Paraguaio protestam e pedem a reabertura do fronteira do Paraguai com o Brasil. — Foto: Juan Alcaráz/Arquivo Pessoal

Fronteira fechada gerou prejuízos e protestos

O presidente da Câmara do Comércio de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã (MS), Victor Hugo Barreto, disse que reabertura da fronteira é necessária para revitalizar a economia da região. Segundo ele, desde o início da pandemia, 5 mil pessoas foram demitidas e das 500 lojas e estabelecimentos, 200 fecharam as portas.

Protestos pedindo pela reabertura das fronteiras ocorrem com frequência desde o final de agosto. Em um deles, em Salto del Guairá, na fronteira com o Brasil em Mato Grosso do Sul reuniu cerca 300 pessoas em uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade, vizinha a Mundo Novo (MS). Manifestações semelhantes também foram registrados em outras cidades fronteiriças com o Brasil.

Os manifestantes alegam estão cumprindo corretamente as restrições impostas pelo governo, mas que não podem mais suportar a situação de fechamento.

Exército paraguaio na fronteira com MS   Foto: TV Morena

Exército paraguaio na fronteira com MS — Foto: TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa