sexta, 29 de março de 2024

Pesquisadores desenvolvem pintura auto-limpante para carros

13 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Techtudo


Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criaram um tipo de composto que, quando aplicado à pintura dos automóveis, pode mantê-los sempre limpos e até mesmo recuperar a pintura de riscos e arranhões.

Segundo os cientistas, uma das aplicações do projeto é a criação de uma camada protetora com alta resistência à água. Essa característica reduz a aderência da sujeira, permitindo que a pintura tenha sempre um aspecto limpo. Para manter o carro limpo, bastaria ao motorista dirigi-lo sobre a chuva: como a pintura repele a água, ela escorreria com toda a sujeira.

Outras aplicações do projeto também são importantes para outros ramos. Com a aplicação da pintura especial, seria possível criar painéis solares que não sujem com facilidade – e sem sujeira, mantenham maior eficiência por mais tempo em transformar luz do sol em eletricidade.

A aplicação do material na superfície de uma aeronave, por exemplo, significaria uma considerável economia de combustível, uma vez que o avião teria menos resistência ao ar e, portanto, precisaria de menos esforço para voar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE