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4 gatilhos mentais para um e-commerce de sucesso

23 abril 2019 - 14h23Por Da Redação

Você montou um ecommerce no brasil há pouco tempo e está precisando turbinar as suas vendas?

Então vamos ajudá-lo nessa empreitada, separando essas dicas valiosas nesse artigo exclusivamente para você bombar a sua loja virtual.

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Provavelmente não, ou talvez sim, mas independentemente se você já ouviu falar ou não a verdade incontestável é que certamente já tenha caído em um.

Os gatilhos mentais, nada mais são que técnicas capazes de fazer a pessoa pensar mais com a emoção do que com a razão, aumentando dessa maneira as suas vendas.

Os gatilhos mentais podem ser usados tanto em vídeos quanto em artigos ou até mesmo imagens, e também nas diversas redes sociais.

No dia a dia, os grandes magazines e corporações nos enchem de gatilhos mentais, e muitas vezes nosso subconsciente acaba sendo condicionado a agir de forma tão instintiva que passados alguns dias da aquisição de algum produto pensamos “Onde eu estava com a cabeça”. Mas, já foi tarde e o produto foi adquirido.

Então agora que você já sabe um pouco sobre que o é um gatilho mental e como ele faz a pessoa agir, vamos conhecer 4 gatilhos mentais infalíveis que farão o seu e-commerce bombar em vendas. Vem comigo!

Autoridade digital

O primeiro gatilho mental que separamos para você é o gatilho da autoridade digital, e talvez seja um dos mais importantes, senão o mais importante.

Normalmente as pessoas estão sujeitas e condicionadas a comprar algum produto ou serviço de algum lugar conhecido ou conceituado.

Ainda mais em se tratando do mercado digital, onde muitos aventureiros acabam aparecendo todos os dias!

Nesse sentido, ser autoridade digital, e trabalhar a autoridade digital é fundamental para que o seu e-commerce desponte como um sucesso na rede!

Mas, você deve nesse momento estar se perguntando, se estou apenas começando como faço para me tornar uma autoridade digital?

Essa pergunta é realmente algo muito pertinente, e quando se tratando do comércio físico era realmente bem mais difícil do que no mercado digital, afinal, quem veria o estagiário de uma empresa como autoridade em algum assunto, não é mesmo?

Bom, mas como estamos no século 21 e as transformações são constantes, mesmo que você esteja começando poderá se colocar como uma autoridade digital no assunto.

Para isso, você terá que estudar bastante o seu setor, bastante mesmo, incluindo os gostos dos seus clientes, seus hábitos, suas manias e tudo o que for possível.

Então, após estudar bastante o seu setor você pode criar algumas técnicas para te colocar como autoridade no assunto como:

· Um canal informativo no Youtube;

· Um blog informativo sobre o setor que está atuando;

· Posts curtos com curiosidades para facebook e instagram;

· E-mail marketing informativo para as pessoas.

Repare que quanto mais canais você usar mais será visto e lembrado, e dessa maneira conseguirá se colocar como uma verdadeira autoridade no assunto.

Então, se você é um empresário no ramo de biquínis, forneça conteúdos falando sobre as novas tendências, a história do biquíni, crie algumas curiosidades como algum modelo peculiar que foi lançado, enfim, use seu conhecimento e criatividade.

Sempre quando concluir um vídeo, um post ou um artigo coloque abaixo o seu nome e identifique-se como o proprietário do e-commerce.

Aos poucos as pessoas irão te ver como uma autoridade no assunto e quando pensarem em comprar algum produto não exitarão em acessar o seu website.

Prova social

Bastante atrelado ao à autoridade está o gatilho da prova social, que talvez seja tão importante, ou até mais importante.

Bom, toda autoridade é seguida, não é? E para ser seguida é preciso que as pessoas a divulguem, comentem sobre seus conteúdos, seus produtos, enfim, a chamada propaganda boca a boca.

Mas, como você deve estar imaginando nesse momento, para que haja o gatilho da prova social é preciso tempo e paciência, e isso não está de todo errado, mas no mundo digital dá para dar uma impulsionadinha nisso.

Bem, hoje existe uma profissão na internet chamada de influencers, que são pessoas que são pagas para divulgar o seu negócio, fazendo o gatilho da prova social.

Então, vamos imaginar que em uma determinada cidade exista uma pessoa com bastante amigos nas redes sociais, e que seja capaz de influenciar opiniões.

As pessoas tenderão a seguir essa autoridade, e se ela disser que um produto é muito bom certamente acabarão confiando nisso.

Dessa forma, investir em influencers é um excelente meio de garantir o gatilho da prova social, todavia, é importante salientar que, você já deverá ter se posicionado como uma autoridade no assunto, e assim que as pessoas forem chegando até você através dos influencers acabarão se surpreendendo e as chances da sua venda aumentar são realmente enormes.

Urgência

Agora que você já sabe como trazer as pessoas até você, chegou a hora de trabalhar alguns conteúdos, sejam através de e-mail ou até mesmo dentro do seu site, usando gatilhos mentais.

O gatilho mental da Urgência é sem dúvida alguma um dos mais atraentes para garantir muito mais conversão para a compra do seu produto.

Isso acontece, porque a pessoa precisará pensar rápido não tendo muito tempo de escolha entre comprar um produto ou serviço.

Mas como criar o sentido da urgência?

Repare que antes, pensamos em como te colocar como uma autoridade e também a prova social, então as pessoas já chegaram até você mais propensas a consumir basta agora fazê-las pensar rápido.

O sentido da urgência é bastante amarrado com vantagens, ou seja, para a pessoa pensar rápido deve haver uma vantagem que durará um pequeno período de tempo.

Então, vamos aos exemplos, talvez, todo domingo quando você assista televisão deve perceber um comercial do Magazine Luiza que diz “Só amanhã, só amanhã mesmo”.

Nesse dia, eles colocarão uma promoção, uma condição especial, enfim alguma vantagem para o cliente adquirir aquele produto, e essa vantagem durará somente um dia, então ou você corre comprar ou fica sem.

Como aquele comercial despertou uma necessidade de consumo em você, você precisa se decidir se vai comprar ou não, e decidir rápido.

E quando uma pessoa precisa tomar uma decisão rápida muitas vezes o coração fala mais alto que a emoção e então ela acaba tomando o impulso da compra.

Reparou como você pode usar o gatilho da urgência em seu negócio? Dê uma vantagem sobre o produto, seja preço, prazo, garantia, e determine um prazo bem curto para esgotar essa vantagem, e certamente a conversão de compras serão muito maiores.

Escassez

Para finalizar esse artigo não poderíamos deixar de falar sobre o gatilho mental da escassez.

Esse gatilho é bastante alinhado com o gatilho da urgência, afinal, se vai acabar o prazo e tem uma quantidade limitada para consumir, eu preciso tomar a decisão do consumo voando.

E essa é a lógica, voar para comprar, afinal, vai acabar, minhas amigas vão ter e eu não.

Então usando o mesmo exemplo e dinâmica da urgência podemos colocar a escassez como uma grande aliada no gatilho mental.

Vamos imaginar que você criou um slogan onde diz, somente nesses dois dias, biquínis maravilhosos, com excelente vestimenta de R$ 59,00 por apenas R$ 39,00 e o que é melhor em 12 vezes sem juros no cartão, mas é somente nesses dois dias.

Bom, aí você coloca um relógio do lado cronometrando o tempo e está feito o gatilho da urgência, mas como encaixar o gatilho da escassez nisso?

É bem mais simples do que parece, vamos refazer o slogan colocando o gatilho da escassez nele?

Somente nesses dois dias ou enquanto durarem nossos estoques, biquínis maravilhosos, com excelente vestimenta de R$ 59,00 por apenas R$ 39,00 e o que é melhor em 12 vezes sem juros no cartão, mas corra porque temos somente 15 unidades.

Notou que agora a pessoa não tem mais nem dois dias para pensar? Vai que em cinco minutos as unidades se esgotam, então a ansiedade acaba tomando conta do coração dela e a compra será inevitável.

Esse foi apenas um pequeno exemplo do uso dos gatilhos mentais, mas baseado nesses princípios você pode deixar a sua criatividade aflorar e fazer da forma mais inusitada possível.

Então, se você está querendo dar uma turbinada na venda do seu e-commerce é infalível que use esses gatilhos mentais no seu negócio.

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