sexta, 19 de abril de 2024
EM PONTA PORÃ

Ações de combate à epidemia de dengue são intensificadas

10 novembro 2018 - 10h20Por Da redação

Agentes de saúde de Ponta Porã estão intensificando as ações de combate à dengue. A previsão é de uma epidemia da doença em todo o Brasil e as autoridades sanitárias do município já estão em alerta visando evitar a proliferação do mosquito transmissor. Além da dengue, zika e chikungunya também merecem atenção redobrada.

Nesta semana, equipe da Vigilância em Saúde está realizando mapeamento setorial nos bairros do município, visando detalhar ação conjunta ainda neste mês de novembro.

A gerente da Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde, Isabela Pini Guerreiro informou que durante toda esta semana equipes estão efetuando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) em vários pontos da cidade.

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes acompanha todas as ações.

O Comitê tem em sua composição representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, entidades de classe, clubes de serviço, associações e afins, todos convidados para fazerem parte do grupo. Conforme Letícia Moraes, caberá ao Comitê dentre as diversas ações, a formatação de campanha específica para em um primeiro momento, atuar na conscientização e prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Combate

Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação. Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros. Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho. Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana.

Outro cuidado é sempre tire sempre a água acumulada nas folhas. Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo. Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto. Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana. Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada. Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos. Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana. Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água. Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

Um dos pontos importantes é manter o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa