quinta, 18 de abril de 2024
POLÍTICA

Eleições em Ponta Porã foi tranquilo e não teve nenhum registro grave

07 outubro 2018 - 17h40Por Da redação

A Eleição na cidade de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, foi tranquila e ordeira, sem casos que pudesse atrapalhar o resultado final.

Algumas reclamações foram realizadas, como a foto de um determinado candidato que não apareceu na urna, a falta de papel em uma urna no Distrito de Nova Itamarati e a dificuldade de acesso de algumas pessoas que residem no Distrito de Sanga Puitã, uma vez que as urnas daquela localidade foram todas transferidas para o Instituto Federal de Educação (IFMS).

Sobre a reclamação de não aparecer a foto do candidato, a diretora do cartório Eleitoral Eliane Akameni França, informou que na hora foi verificado a denúncia, levado o eleitor reclamante de volta a urna, feito uma nova votação, e se percebeu que estava demorando um pouco para ser feito a leitura do voto; esperado esse tempo, a foto apareceu. Eliane Akameni França justificou dizendo que mesmo a foto não aparecendo como citado, o voto é computado para o candidato.

Já a urna com falta de papel, a votação foi interrompida e imediatamente um técnico foi chamado, efetuando a troca do rolo de papel e a votação prosseguiu.

Conforme a diretora do cartório eleitoral declarou que até as 15 horas nenhuma urna havia sido trocada e tudo estava funcionando de acordo com o que fora programado, só restando agora aguardar a chegada das urnas logo mais as 17 horas para começar o processamento dos dispositivos e o resultado dos votos de uma parte da cidade de Ponta Porã, Antônio João e Distrito de Nova Itamarati, locais estes que são subordinados a 52º zona eleitoral, que estarão recebendo as urnas no cartório eleitoral.

Os resultados das urnas da 19º zona eleitoral, em que ficam as escolas da região sul de Ponta Porã, Distrito de Sanga Puitã, as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia, serão recebidas na escola Calvoso.

Segundo moradores de Sanga Puitã a maior reclamação feita foi a saída das sessões eleitorais das duas escolas do centro do Distrito para a sede do Instituto Federal de Educação. De acordo com os moradores que não possuem veículos, eles tiveram que fazer o trecho de quase 5 km a pé e muitas vezes pelo acostamento da pista de rolamento, uma vez que a prefeitura não preparou uma estrada lateral a rodovia.

O senhor Hélio gaúcho, morador do Distrito, que está com problemas na cabeça do fêmur e precisa de uma cirurgia, reclamou dessa mudança e disse que a situação de sua esposa era mais delicada, já que ela amputou uns dedos do pé, em virtude da diabete, tendo muita dificuldade para chegar até a sessão de votação.

Ao conversar com uma equipe da PRF informaram que foram até o local e colocaram alguns cones para que os motoristas pudessem reduzir a velocidade, devido ao movimento e assim não ter nenhum acidente naquele local.

As forças policiais informaram que durante o dia não receberam nenhuma denuncia e o trabalho neste ano foi tranquilo.

A segurança nesta eleição teve a participação e proteção nas zonas eleitorais da fronteira, dos homens do 4º BPM, policia Civil, DOF, 11º RC MEC e Guarda Municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa