quinta, 28 de março de 2024
MATO GROSSO DO SUL

Estado registra quase mil casos de Dengue em 2018

03 janeiro 2019 - 14h45Por Luiz Guilherme

O Estado de Mato Grosso do Sul registrou até 19 de dezembro passado, conforme dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), quase mil casos de Dengue. Foram ao todo, 939 registrados. 
As notificações da doença somaram 7.140. 

O município do Estado que mais sofreu com a Dengue, foi Três Lagoas. Lá foram 3.086 notificações, o que em percentual é 43,2% se comparado com o balanço total de MS.

Também lá foram confirmadas duas mortes provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti. A primeira foi um adolescente de 13 anos e a outra de uma professora no dia 18/12.

Ainda conforme os dados, a segunda maior cidade do interior de MS também teve casos notificados, porém a incidência foi menor se comparado com 2017.

Em Ponta Porã, segundo a secretaria de saúde do município, as regiões do Grande Marambaia e Ignês Andreazza (zona sul da cidade), Vila Áurea e Ipê II, além do centro, são as que apresentaram os maiores índices de infestação do mosquito. 

“O índice tolerado pelo Ministério da Saúde é 1%. Infelizmente, em Ponta Porã, deu 3,2% o que nos coloca num patamar de alto risco”, afirmou Denis Freitas, coordenador de controle de vetores da secretaria de saúde do município.

Os números foram aferidos pelo LIRAA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), trabalho efetuado a cada dois meses. Ele consiste na pesquisa dos domicílios com a coleta de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Em Dourados foram 127 registros, 44 a menos que o ano anterior, quando foram contabilizadas 171 notificações. 

Sintomas

A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, e causa dores em várias regiões do corpo, febre, fadiga, manchas avermelhadas e em casos mais graves pode também 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

DETRAN

No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

GERAL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social