terça, 23 de abril de 2024
OUTUBRO ROSA

HR de Ponta Porã promove evento de prevenção ao câncer de mama

26 outubro 2018 - 14h11Por Da redação

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto promoveu na quarta-feira (24/10), evento em prol a prevenção do câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa. A ação foi realizada no Centro de convenções de Ponta Porã e teve o objetivo de conscientizar e informar profissionais de saúde e colaboradores da unidade sobre a prevenção de câncer de mama e colo de útero.

A palestra foi ministrada pelo médico ginecologista, obstetra e mastologista Paulo Maurício Soares Pereira, e pelos psicólogos Gabriel Flores e Daniele Lima.

O evento foi organizado pela Diretoria de Enfermagem e Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Ponta Porã e também teve o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e patrocinadores do município.

Durante a palestra, o médico Paulo Pereira abordou os sintomas, tratamentos, fatores de risco, diagnósticos, causas e formas de prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

“Exercícios físicos, boa alimentação e exames preventivos são as chaves para a prevenção do câncer. O exame é importante para a detecção da doença e quanto mais cedo o diagnóstico,  maiores são as chances de cura, e podemos diminuir a agressividade do tratamento”, explicou o médico.

“Já temos reservado no nosso calendário anual o ‘Outubro Rosa’, este já é o terceiro evento que realizamos no Hospital Regional e nós sempre tentamos agregar a sociedade e os colaboradores. Nosso objetivo é disseminar essa informação para a sociedade e os profissionais de saúde, e focar na prevenção do câncer em mulheres. O evento foi um sucesso e este ano tivemos o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que veio agregar com essa força nacional. A prevenção é a melhor solução, essa é a nossa essência”, disse a diretora de Enfermagem do HR, Giulia Brey.

O psicólogo do Hospital Regional, Gabriel Flores, e a psicóloga voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Daniele Lima, abordaram os impactos psicológicos causados pelo câncer de mama e a repercussão na vida da paciente, e as formas como dar apoio psíquico no entendimento dos medos e angústias do paciente.

“A participação dos psicólogos também foi bem importante, pudemos aprender como agir e conversar com pessoas que estão sofrendo com a doença, além de tirar dúvidas com o médico, que explicou de forma bem clara sobre os fatores de risco, prevenção e mitos disseminados da doença, tudo foi muito esclarecedor”, completou a recepcionista Katycilene Benites.

“Ficamos muito felizes com o convite da equipe do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, nós somos parceiros e a Rede Feminina de Combate ao Câncer está à disposição de todos os pacientes e pessoas que quiserem ir lá. Nossa casa está aberta para acolher as pessoas, damos todo o assessoramento desde o encaminhamento desse paciente para outras cidades, até refeição, e tudo de forma gratuita”, ressaltou.

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e promover a conscientização sobre a doença. A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município de Ponta Porã, Lourdes Monteiro, participou do evento e parabenizou a organização.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa