sábado, 20 de abril de 2024
PONTA PORÃ

Método que aplica gamificação na Educação vai levar Ponta Porã ao México e à Espanha

03 novembro 2018 - 07h40Por Da Redação

Mais um jovem “gênio”, filho de Ponta Porã e a um passo de concluir o curso de Técnica em Informática na unidade do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), se destaca a nível nacional e é convidado a participar de dois eventos no exterior para compartilhar conhecimentos e fornecer informações sobre seu projeto.

Ele é Erick Fernandes (18) autor de uma metodologia que aplica princípios dos games em sala de aula [em todos os níveis] e de um website que oferece detalhes, opções, sistemas e “caminhos” que podem ser seguidos para dar ao ensino mais eficácia e eficiência.

O projeto, que chamou a atenção de professores, estudantes e profissionais de diferentes setores produtivos, sobretudo através do destaque que mereceu nas feiras de ciência em que foi exposto, é resultado de um trabalho de fôlego do “cientista” fronteiriço. “Já são três anos de pesquisa” – diz.

Erick explica que a gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

No modelo criado pelo estudante de Ponta Porã, em vez de trazer jogos já existentes para a sala de aula, o educador pode explorar a gamificação através de certas dinâmicas com sua turma: a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como combustível para a aprendizagem. Dessa forma, todo conhecimento serve a um propósito, o que envolve os estudantes no processo. Outras alternativas são utilizar pontos, distintivos ou prêmios como incentivo; definir personagens (avatares) ou cenários específicos com que os alunos precisam lidar ou propor obstáculos a serem superados.

Patrocínio

Ele foi convidado para participar de feiras de tecnologia nesses dois países, mas as despesas correrão por sua conta. Mas o jovem não está de braços cruzados. Tem corrido atrás de todas as possibilidades, inclusive já se desapegou de muitos objetos pessoais, porém, as despesas são altas para ele, que não pode bancar as viagens.

Além do apoio que já conquistou da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), Erick Fernandes está buscando patrocínio de pessoas e empresas que se sensibilizem com seus esforços e acreditem que Ponta Porã mereça ter seu nome incluído em feiras internacionais de ciência, pesquisa e tecnologia.

A primeira viagem já está agendada para o dia 12 de novembro, quando Erick deverá embarcar para a Cidade do México, onde pretende permanecer por duas semanas. A feira a ser realizada na Espanha e para a qual o jovem fronteiriço também já foi convidado, deverá ocorrer no segundo semestre de 2019.

Para os eventuais colaboradores, fica aqui a conta corrente de Erick Fernandes na agência do Banco do Brasil em Ponta Porã: agência: 0078-7 conta corrente: 43.163-X

Outras informações poderão ser obtidas na Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, à avenida Brasil, 2883, telefone (67) 3431-3169.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa