sexta, 29 de março de 2024
NOVAS REGRAS

Município brasileiro na fronteira com Paraguai abre comércio; no país vizinho é isolamento total

Ponta Porã tem um caso de covid-19. Novas medidas valem a partir desta segunda-feira (30).

30 março 2020 - 11h30Por G1MS

Ponta Porã, município que fica 337 quilômetros de Campo Grande, começa a semana com flexibilização nas medidas de combate à covid-19. A cidade tem um caso confirmado da doença. Enquanto isso, no outro lado da fronteira, no município de Pedro Juan Caballero, a regra continua sendo de isolamento total.

Na semana passada, a prefeitura de Ponta Porã havia determinado o fechamento do comércio, autorizando apenas o funcionamento de serviços essenciais. Novo decreto municipal autoriza, a partir desta segunda-feira (30), a abertura de lojas, restaurantes e casas lotéricas. Agências bancárias seguem fechadas.

A construção civil também pode voltar a operar, mas com limite máximo de 10 trabalhadores por obra. Salões de beleza devem atender somente com horário marcado e obedecendo as regras de higiene.

O comércio e o salões devem atender de segunda a sábado das 9 às 16h. Os restaurantes podem abrir aos domingos, devem respeitar o limite de dois metros entre uma mesa e outra e obedecer o toque de recolher, que é das 20 às 5h.

No fim de semana, ruas próximas ao Hospital Regional de Ponta Porã foram lavadas com detergente para descontaminação.

Covid-19 em MS

Em Mato Grosso do Sul, segundo dados divulgados domingo pela Secretaria de Estado de Saúde, são 36 casos de covid-19.

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (29) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, no Brasil. Os principais números são: 136 mortes; 4.256 casos confirmados; 3,2% é a taxa de letalidade.

Paraguai

No outro lado da fronteira, as medidas de prevenção à proliferação do coronavírus seguem duras. O Paraguai está em quarentena e estendeu para 12 de abril o isolamento total, que terminaria sábado (28).

O acesso ao Brasil, por Ponta Porã, está fechado com pneus e até arame farpado. Militares abordam quem tenta atravessar de um país para ou outro. O Paraguai tem 64 casos de covid-19, com três mortes.

 
Arame em meio a pneus e tambores na fronteira Brasil - Paraguai  Foto: Martim Andrada/ TV MorenaArame em meio a pneus e tambores na fronteira Brasil - Paraguai  Foto: Martim Andrada/ TV Morena

Arame em meio a pneus e tambores na fronteira Brasil - Paraguai — Foto: Martim Andrada/ TV Morena

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE