quinta, 28 de março de 2024
SETEMBRO AMARELO

Prevenção do suicídio é tema de palestra no Hospital Regional de Ponta Porã

28 setembro 2018 - 14h15Por Da redação

Em alusão à campanha 'Setembro Amarelo', o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto promoveu a palestra sobre a prevenção do suicídio, ministrada pelo psicólogo do HR, Gabriel Flores. O evento aconteceu na quarta-feira (26/9), encerrando o mês de ações em prol da campanha no Hospital, e teve como tema a depressão com enfoque na saúde mental. Também foi realizada rodada de conversa mediada pelas assistentes sociais da unidade, Neusa Correia e América Cardoso, que explicaram o trabalho psicossocial desenvolvido no Hospital Regional de Ponta Porã.

De acordo com dados de vigilância epidemiológica do Hospital, em média de 1 a 2 pacientes dão entrada todo o mês no pronto socorro por tentar tirar a própria vida. A maioria dos casos é por ingestão de medicamentos. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam 62.804 casos de suicídio no país entre os anos de 2011 a 2016.

Durante a palestra, o psicólogo falou sobre o panorama municipal relacionado ao suicídio, como os casos de indígenas, estudantes e idosos e como auxiliá-los para preveni-los. “Esse tipo de conscientização nos ajuda a combater qualquer tipo de estigma, preconceito que se pode ter em relação ao suicídio e alertar a respeito dos sinais de um tema que é tão velado. Tivemos um público bastante participativo e abrimos um espaço para tirar dúvidas e falar sobre o trabalho de atendimento psicossocial desenvolvido aqui no HR”, enfatizou Gabriel Flores.

A coordenadora de estágio do curso técnico de enfermagem da faculdade Magsul, Stella Guerra da Silva, levou os alunos ao evento para participarem da troca de experiências com os profissionais da saúde.

“Meus alunos agora entram na matéria de urgência e emergência, e irão se deparar com casos de vítimas de suicídio, e terão que saber lidar com essas situações. Agradecemos o convite do Hospital Regional de Ponta Porã, que é nosso parceiro, e a equipe está sempre disposta a auxiliar nossos alunos”, elogiou.

“O evento foi muito esclarecedor, principalmente para nós da área da saúde e que vamos lidar com casos como esses, é importante também propagar medidas de prevenção. Também pudemos tirar nossas dúvidas quanto aos protocolos e como um hospital lida com casos de tentativas de suicídio”, comentou a estudante de enfermagem Ana Paula Oliveira.

Durante o mês de setembro também foram distribuídos folders sobre a atenção a saúde mental do trabalhador da unidade de saúde.

Rede de Apoio

“Desenvolvemos aqui um trabalho multiprofissional. Quando um paciente que tentou suicídio chega ao HR, fazemos todo o acolhimento: ele recebe apoio, também conversamos com a família e ajudamos da melhor maneira possível. Após o atendimento com o psicólogo, realizamos o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e auxiliamos esse paciente a manter relações sociais com os indivíduos a sua volta”, explicou a assistente social América Cardoso.

No Hospital Regional de Ponta Porã, o foco é no desenvolvimento de um trabalho humanizado. A assistente social Neusa Correia comentou que a humanização é indispensável nesse trabalho.

“Tudo é pensado em trazer apoio e conforto a esse paciente, tentamos entendê-lo e ajudá-lo a enfrentar essa doença com amor, carinho e atenção, pois o sofrimento psíquico é como um machucado e afeta o corpo e alma”, disse.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para conversar com um voluntário do CVV, basta ligar para o número 188.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro