quinta, 25 de abril de 2024
AÇÃO SOCIAL

Projeto 2x2 - Movimente em Rede? acontece em Ponta Porã com oficinas e apresentações

28 setembro 2018 - 08h00Por Da redação

A Rede Movimente, rede colaborativa de artistas de Campo Grande, desembarca em Ponta Porã com o projeto ?2x2 – Movimente em Rede?, realizando oficinas e apresentando os espetáculos “Matiilha”, do Grupo Expressão de Rua e, “Sem Cerimônia – Ser Escola”, do Conectivo Corpomancia. No dia 30 de setembro, às 17h, “Matiilha” será encenado no Parque dos Ervais. E, no dia 1 de outubro, alunos das Escolas Municipais João Carlos Pinheiro Marques e Ramiro Noronha, recebem oficinas e apresentações.

O projeto ?2x2 – Movimente em Rede? acontece com a circulação de espetáculos de grupos que integram a Rede Movimente. Ao todo serão 12 apresentações em quatro cidades sul-mato-grossenses: Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Dourados e Ponta Porã; direcionadas para escolas da rede pública de ensino. Também serão realizadas oficinas de mediação cultural, ações prévias de formação de plateia para os alunos. E, ao final de cada espetáculo, haverá um bate papo com a plateia e alunos que participaram da formação. A proposta é conhecer as impressões que eles tiveram dos espetáculos e da proposta do projeto. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

Oficinas e apresentações

Em 30 de setembro, o Grupo Expressão de Rua apresenta “Matiilha”, às 17 horas, no Parque dos Ervais. Na manhã do dia 01 de outubro as ações acontecem na Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques. Neste período as atividades estarão relacionadas ao espetáculo “Matiilha”. Das 7h30 às 9h30 será realizada uma oficina com os alunos e, às 10h30, a apresentação deste trabalho. De tarde as atividades acontecem na Escola Municipal Ramiro Noronha e envolvem o espetáculo “Sem Cerimônia – Ser Escola”, do Conectivo Corpomancia. Das 13h30 às 15h30 acontece a oficina e, às 16 horas, a apresentação.

Espetáculo Matiilha

Em “Matiilha” a humanidade do olhar ganha outras dimensões. São bichos ferozes, ameaçadores e também cães desamparados pedindo abrigo. A disputa pelo espaço é apenas uma desculpa. A coletividade é importante, não existe desconexão. Em relação aos outros, a menina-mulher talvez seja a mais diferente. A diferença não exclui. É uma diferença valorizada e disputada pelo grupo. O grupo é nômade, percorre os arredores do espaço, assim como o mundo dá voltas. Em cena apresentam-se Irineu Ruach, Jackeline Mourão, Reginaldo Borges, Roger Pacheco e Thiago Mendes. A criação é de Irineu Ruach e Marcos Mattos. 

Espetáculo Sem Cerimônia – Ser Escola

“Sem cerimônia – Ser escola” propõe performar o corpo com a escola (seus corredores, paredes, bancos, quadras, entre outros) com o objetivo de pesquisar a fronteira entre movimentos cotidianos e dança. As intervenções acontecem dentro da escola, se relacionando e provocando o cotidiano dos professores, alunos e todo o ambiente escolar; chamando atenção para as questões do corpo neste meio. Em cena apresentam-se Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Henrique Lucas e Ralfer Campagna.

O projeto conta com os recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã e da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (Funcespp). Mais informações pelos telefones (67) 9 9238-2829 e 9 9287-6433.

Serviço

Apresentação do espetáculo “Matiilha” - Grupo Expressão de Rua.

Dia: 30 de setembro de 2018.

Horário: 17 horas.

Local: Parque dos Ervais

Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques

Dia: 1 de outubro de 2018.

Manhã - Horários e atividades: das 7h30 às 9h30 oficina de mediação cultural e, às 10h30, apresentação do espetáculo “Matiilha”, do Grupo Expressão de Rua.

Escola Municipal Ramiro Noronha

Dia: 1 de outubro de 2018.

Tarde - Horários e atividades: das 13h30 às 15h30 oficina de mediação cultural e, às 16 horas, apresentação do espetáculo “Sem Cerimônia – Ser Escola”, do Conectivo Corpomancia.

Investimento

Fundo de Investimentos Culturais – (FIC)

Realização

Fundo de Investimentos Culturais – (FIC)

Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC)

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira